Receitas natalinas

Receitas natalinas
Publicidade

Receitas natalinas.

Segredinho da vovó.

Toda ceia natalina envolve costumes familiares, aqui vai uma sugestão de algumas bebidas e comidas .

O que é o Eggnog ?

A história da gemada data de 1800, criada na América do Norte, para comemorar o Natal. E desde então, nada representa tão bem o “espírito natalino” nos EUA como uma bela gemada! Ela tem o gosto do Natal é uma bebida que a família inteira pode aproveitar e é feita com apenas alguns ingredientes.

Eggnog do século 19 consistia simplesmente de açúcar, leite, ovos, conhaque e rum. A bebida foi preparada e consumida fria, não era tão doce quanto suas contrapartes modernas, e era tipicamente muito maior no teor alcoólico.

As verdadeiras origens desta bebida são desconhecidos, mas há algumas teorias. Eggnog pode ter desenvolvido a partir de dois ou outras bebidas similares de seu tempo, principalmente posset ou flip ovo. Posset é uma mistura temperada de leite e cerveja que foi aquecida até que o leite coalhado.

Ovos foram ocasionalmente adicionado ao posset e isso pode ter, eventualmente, levar ao desenvolvimento de gemada. Ovo flip é outra bebida semelhante à gemada, que consiste de ovos que foram misturadas, ou “virada”, com os espíritos, mas não continha leite ou produtos lácteos.

O nome “gemada” pode ter vindo da canecas de madeira chamado “noggins”, que muitas vezes eram usados ​​para beber cerveja e outras bebidas alcoólicas. Outra possível origem do nome vem de uma abreviação de “grog ovo n ‘” frase referindo-se a uma bebida feita com ovo e grog. Grog é um termo usado para descrever qualquer bebida alcoólica feita com rum.

Esta mistura cria uma bebida deliciosa que é muito consumida nesta época do ano nos Estados Unidos.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 4 xícaras de chá de leite morno
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1 xícara de chá de creme de leite sem soro
  • 1/2 xícara de chá de rum,
  • 1/2 xícara de conhaque (bourbon ou
    whisky
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • noz moscada a gosto

Modo de preparo

  1. Separe as gemas das claras, reserve 3 claras
  2. Peneire as 6 gemas e coloque o açúcar
  3. Bata até virar uma gemada de cor clara
  4. bata apenas 3 claras em neve e misture com as gemas
  5. Acrescente o sal e o leite morno, misture tudo até ficar homogêneo
  6. Leve a mistura em banho-maria e mexa até que comece a ficar cremoso
  7. Tire do banho-maria e misture o rum o conhaque (bourbon ou
    whisky
  8. Leve à geladeira para esfriar completamente
  9. Depois de frio adicione o creme de leite e misture devagar até que fique tudo homogêneo
  10. Volte a mistura à geladeira para servir gelado, caso queira quente, após o creme de leite voltar ao banho-maria para aquecer
  11. Para servir pode colocar chantilly (opcional) e polvilhar noz-moscada a gosto

Sangria à Espanhola

Ingredientes: 750 ml de vinho tinto, 600 ml de soda limonada, 1/2 xícara (chá) de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de açúcar, 60 ml / 1 dose de conhaque, 60 ml / 1 dose de gim ou conhaque, pêssego, maçã e abacaxi, em cubos.

Preparo: Comece cortando as frutas em cubos: descasque o abacaxi, corte-o em fatias (0,5 cm); as fatias em tiras (0,5 cm) e as tiras em cubos (0,5 cm). Repita o procedimento com a maçã. Em seguida corte o pêssego, em calda, em cubos (0,5 cm). Coloque todas as frutas picadas, na quantidade desejada, dentro de uma jarra. Leve o vinho tinto e a soda para a geladeira e deixe gelar bem. Acrescente todos os ingredientes, bem gelados, mais gelo e sirva a seguir.

Clericot

Ingredientes: 1 garrafa de vinho branco ou clarete, 1 laranja, 1 pêra, 2 pêssegos, 12 pedras de gelo, 1 cálice de licor marasquino, 1 cálice de licor Grand Marnier, água com gás.

Preparo: Corte a laranja em fatias finas, coloque em uma jarra e regue com o Marraschino e com o Grand Marnier e deixe repousar por 30 minutos. Descasque a pêra e os pêssegos, corte em cubos e coloque na jarra. Despeje o vinho sobre as frutas e misture delicadamente. Acrescente o gelo e um pouco de água com gás. Pode-se preparar esta receita utilizando champanhe.

Mojito

Ingredientes: 1 1/2 medida de rum, 1/2 limão, 1 colher (de chá) de açúcar e folhas de hortelã

Preparo: Espremer o limão para um copo grande, juntar os ingredientes restantes e encher até 2/3 da capacidade com gelo picado. Adicionar água mineral c/ gás e mexer bem.

Salada

Ingredientes.

-600g de frango defumado desfiado

-6 maçãs verdes picadas em cubos pequenos

-100 g. de uva passa -1 lata de milho cozido escorrido

-1 lata de creme de leite sem soro

-2 colheres de maionese

-1 xícara de salsão picado

-1 pacote de batata palha

Modo de fazer Numa travessa, junte o frango, as maçãs,a uva passa, o salsão e o milho e depois de misturado, acrescente o creme de leite e a maionese,e coloque a batata em volta. Leve a geladeira para curtir um pouco e sirva.

DEFUMADO NATALINO

Ingredientes:
500g de lombinho defumado
200g de queijo mozarela
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de molho de soja
1 xícara de café
1 colher de chá de maisena dissolvida numa xícara de café
3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
1 lata de creme de leite gelado
1 maçã verde sem casca picada
200g cerejas

Modo de preparo:
Numa panela aqueça a manteiga e coloque o alho até ficar dourado. Acrescente o molho de soja, o café, a água e a maisena, mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas e o creme de leite gelado, então junte a maçã e misture bem. Numa travessa faça rolinhos com uma fatia de lombinho, e meia fatia de mozarela. Jogue o molho em cima e espete cada rolinho com uma cereja. Decore a travessa com alface e abacaxi em volta, sirva frio.

PANETONE SALGADO

Ingredientes
80 g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 litro de água morna
1 colher (sopa) rasa de sal
100 g de preparado para panetone
8 gemas
1 K de farinha de trigo
100 g de bacon picado e frito, escorrido em papel absorvente
100 g de lingüiça calabresa, picada e frita, também escorrida

Prepare a esponja:

Dissolva o fermento no açúcar, junte 250 ml de água morna e 1/3 da farinha de trigo. Misture bem e deixe fermentar com a tigela coberta com um pano seco, por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, misture os outros ingredientes com a esponja já fermentada e trabalhe a massa por 10 minutos, em mesa untada, no sentido de ‘rasgar’ a massa. Divida a massa em três partes iguais. Abra cada parte com as mãos e espalhe o bacon e a lingüiça. Boleie cada pedaço de massa e coloque-os em formas apropriadas para panetone (descartáveis). Deixe crescer novamente ate chegar a 1 cm da borda da forma.Asse em forno médio por cerca de 50 minutos.

Nota: O preparado para panetone se encontra à venda em casas de artigos para festas e confeitaria, em pacotes de 350 g e 500 g.

SALMÃO

INGREDIENTES
Para o caldo de peixe :
150 g de espinha peixe
50 ml de azeite
50 g cenoura em rodelas
50 g cebola em cubos
5 g de pimenta do reino em grão
2 folhas de louro
1000 ml de água

Para o salmão :
100 ml de vinho branco seco
600 g de salmão fresco

Para o molho :
20 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
400 ml de caldo de peixe reduzido
100 ml de champagne
sal e pimenta a gosto

Para decoração :
50 g de cebolinho picado fino

MODO DE PREPARO
1. Numa panela com água ferve a espinha de peixe e separe.
2. Em outra panela refogue no azeite a cenoura, a cebola, a espinha de peixe, a pimenta do reino e o louro. Em seguida, ponha a água e e leve a fervura. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.
3. Peneire o caldo de peixe para outra panela e deixe reduzir pela metade.
4. Adicione o vinho branco ao caldo e cozinhe o salmão, dividido em 4 pedaços, em fogo baixo durante 10 minutos. Retire os filés de salmão e guarde em lugar aquecido.
5. Numa panela derete a manteiga e coloque a farinha de trigo devagar sempre mexendo. Leve a fervura e em seguida adicione devagar o clado de peixe reduzido, sempre mexendo. Deixe ferver por alguns instantes. Coloque a champagne e deixe ferver mais um pouco. Em seguida ponha o creme de leite e o sal e a pimenta.

MONTAGEM
Em pratos ou travessa monte, os filés de salmão, cobre com o molho e decore com o cebolinho picado.
Acompanhe legumes ou batatas ou arroz do seu gosto

Publicidade

Fonte https://www.papodebar.com/

https://guiadacozinha.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário