PASTA ALLA NORMA

Publicidade

Publicidade

Uma receita bastante apetitosa do meu colega Jamie Oliver!

2 Beringelas grandes e firmes

Oleo de oliva extravirgem

1 colher (sopa) de oregano seco

4 dentes de alho descascados e fatiados finamente

1 punhado grande de manjericão fresco, talos picados finamente e folhas reservadas

1 colher (chá) de um bom vinagre de ervas ou vinho branco

400 g de tomates vermelhos de boa qualidade (picados) ou 550 ml de purê de tomate.

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

450 g de espaguete seco

150 g parmesão.

Antes de mais nada, pegue as beringelas e corte-as em quatro pedaços com comprido. Em seguida corte pedaços das beringelas, no sentido do comprimento, em fatias do tamanho de um dedo. Pegue uma panela grande antiaderente quente e adicione um pouco de óleo. Frite os pedaços de beringela em duas porções acrescentando um pouco de óleo extra se precisar (mas deixe-os bem oleosos). Mexe-os de modo a cobrir cada pedacinho. A seguir, polvilhe com orégano seco- isso fará com que fique com um sabor fantástico. Com um par de pinças, vire os pedaços até que fique dourados por inteiro. Então, prepare a primeira porção, coloque-a em um prato e faça o mesmo com a segunda.

Quando as beringelas estiverem totalmente fritas leve a primeira porção de volta à panela. Abaixe o fogo para médio e acrescente um pouco de óleo, o alho e os talos de manjericão. Misture para que tudo fique cozido uniformemente, depois coloque um gole de vinagre de ervas e os tomates picados. Cozinhe em fogo brando por 10 a 15 minutos, então prove e ajuste o tempero com sal e pimenta do reino. Rasgue metade das folhas de manjericão, adicione no molho e misture.

Coloque o espaguete em um apanela de água fervente salgada e cozinhe de acordo com as intruções do pacote. Quando a massa estiver al dente, passe-a por um escorredor, reservando um pouco de água do cozimento e leve-a de volta à panela. Adicione o molho Norma e um pouco da água de cozimento reservada e misture d enovo sobre o fogo. Prove a massa e ajuste o tempero, depois divida entre os pratos, enchendo uma concha para formar cada porção. O molho que sobrar na panela pode ser derramado por cima. Polvilhe com as folhas de manjericão restanta e o queijo parmesão ralado e regue com óleo de oliva.

Segredinho da Vovó

O prato fica bastante apetitoso também se ao invés do parmesão ralado, finalizar o prato com algumas lascas de ricota salgada.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário