Segredinho da vovó.
Podemos considerar que o horário é a base de tudo, pois a partir dele é que se define a decoração, o cardápio, os trajes, enfim o estilo da recepção.
Vejamos então alguns cuidados para se evitar uma “saia justa”.
Manhã
O casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo, no entanto a não ser que todos seus convidados sejam empresários ou profissionais liberais, dê preferência aos finais de semana, assim ninguém precisa “arriscar o emprego” para ir ao seu casamento.
Quanto ao cardápio, o ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch (uma mistura de café da manhã com almoço).
Evite o brilho nas roupas, principalmente se o casamento for ao ar livre.
Tarde
O casamento à tarde também é considerado informal, mas já se pode colocar um pouco de brilho nas roupas, de forma bem discreta.
Como no casamento pela manhã, dê preferência aos finais de semana.
O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel, ou um coquetel seguido de salada e um prato quente, ou até um churrasco (no caso de recepção em chácara/sítio).
Noite
O casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode abusar do brilho e usar tecidos mais nobres, mas sempre usando o bom senso.
Quanto ao cardápio pode ser servido um coquetel ou um jantar que pode ser informal (serviço americano – onde os próprios convidados se servem), ou formal (servido à francesa – servido por garçons).