Natal , dicas de compras.

Publicidade

Publicidade

1-Compre com antecedência
Antes de fazer qualquer compra, o melhor a fazer é sempre pesquisar muito. Procure primeiro fazer uma lista dos presentes que você precisa comprar antes de ir às lojas, para evitar as compras de impulso.  É importante lembrar que os preços e condições de pagamento podem variar até em lojas da mesma rede.

2-Conheça o produto
Conhecer o produto que se pretende comprar também é muito importante. Eletroeletrônicos necessitam atenção redobrada. Não deixe de pedir para o vendedor que demonstre o produto, para se certificar de que ele está funcionando corretamente. Verifique sempre se o manual de instruções está em português.

3-Embalagem
Fique atento à embalagem dos produtos, que deve ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos, especialmente, devem ter informações como: registro, prazo de validade, composição, volume ou quantidade e os dados sobre o fabricante ou importador.

4-Roupas
No caso de roupas, é importante verificar com o vendedor o que é preciso fazer em caso de possíveis trocas.

5-Brinquedos
Comprar brinquedos é muito mais delicado do que parece. Na hora de escolher o presente, é importante ter em mente a idade da criança para comprar um brinquedo adequado à sua faixa etária. Lembre-se sempre de só comprar produtos que estejam certificados pelo selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)

6-Compras a prazo
As compras a prazo merecem cuidados adicionais. Muitas lojas oferecem longos planos de pagamento, mas mesmo que as parcelas pareçam convidativas com valores baixos, os juros não deixam de ser aplicados. Faça sempre a comparação entre o valor do produto à vista e o total a prazo. Quanto menos parcelas, menos juros serão pagos.

7-Financiamentos
Se preferir fazer um financiamento, tome muito cuidado com as taxas de juros cobradas pelos bancos. Antes de escolher a financiadora, verifique as pesquisas do Procon sobre as taxas cobradas no mercado.

8-Cartão de crédito
O preço pago à vista deve ser o mesmo para pagamentos com cartão de crédito. Caso alguma loja imponha preços maiores, você pode denunciá-la ao Procon. A comodidade do cartão de crédito também pede alguns cuidados. Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura e financiar o restante (o chamado “crédito rotativo”). As taxas de juros cobradas nesses casos também são muito altas.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário