Natal, sobremesas.

Publicidade

Publicidade

Rosca de nozes.

Ingredientes.

Massa

3 tabletes de fermento biológico (45g)
5 xícaras (chá) de farinha de trigo , aproximadamente
2 ovos
200 g de manteiga
1 lata de leite condensado
meia xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de noz picada
1 pitada de sal
1 tablete de chocolate amargo picado

Cobertura

1 tablete de chocolate ao leite picado
meia xícara (chá) de noz picada


Modo de fazer

Massa

Dissolva o fermento em meia xícara (chá) de água morna. Junte 1 xícara (chá) de farinha, misture e deixe crescer até dobrar de volume. Adicione os ovos, a manteiga, o Leite Moça, o açúcar, as nozes e o sal. Junte 4 xícaras (chá) de farinha de trigo aos poucos e amasse bem até desprender das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar em lugar aquecido até dobrar de volume (cerca de 30 minutos). Em uma superfície limpa, seca e enfarinhada, sove a massa e divida ao meio. Abra a massa com auxílio de um rolo, recheie com o Chocolate Meio Amargo picado e enrole. Faça duas roscas, transfira para duas assadeiras redondas untadas e deixe crescer por 40 minutos. Leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Cobertura

Com a rosca ainda quente, distribua o Chocolate ao Leite picado e espalhe com auxílio de uma espátula. O Chocolate deve derreter e formar a cobertura. Distribua as nozes moídas.

Arranjo de frutas secas.

Ingredientes

100 g de cereja glaçada
10 figos secos
2 fatias de abacaxi glaçado, cortadas em seis pedaços cada uma
meia xícara (chá) de nozes (50g)
12 damascos
6 pedaços de laranja glaçada (100g), cortados ao meio
100 g de tâmara sem semente
6 ameixas pretas secas sem caroço
300 g de cobertura de chocolate

Modo de fazer

Espete as frutas em palitos pequenos e reserve. Pique o Chocolate e derreta-o seguindo as indicações da embalagem. Mergulhe as frutas no Chocolate derretido, cobrindo-as até a metade. Escorra o excesso, ajeite em uma bandeja coberta com papel-alumínio e leve à geladeira por alguns minutos, para secar. Forre uma meia esfera de isopor com papel-alumínio e espete as frutas depois de secas. Ponha o arranjo sobre um prato ou numa cesta de vime.

Dicas

– Pode-se também adicionar castanhas picadas sobre o Chocolate, antes de secar.
– Se preferir, disponha as frutas em bonitas caixas forradas com papel celofane. Nesse caso, os palitos podem ser retirados previamente.

Sugestões tiradas da Cozinha Nestle.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário