Dicas sobre sal.

Publicidade

Publicidade

1- Sal Refinado pós a extração, passa por lavagem, é moído, centrifugado e secado em altas temperaturas. A intenção é clarear o produto. Recebe compostos antiumectantes, como óxido de cálcio, para ficar solto, além de uma dose de iodato de potássio, exigido pela legislação brasileira para prevenir o bócio, uma doença que ocorre na tireóide em função da diminuição ou ausência de iodo no organismo.

2- Flor de sal é a primeira camada do monte de sal que se forma nas salinas, o caviar do mundo marinho. Começou a ser extraída há cerca de 2 mil anos pelos povos celtas. Fino e crocante, é embalado logo depois da coleta.  A flor de sal preserva a composição natural do sal e inclui magnésio, potássio, selênio e iodo, importante na regulação da tireóide.

3- Sal marinho é  bem mais úmido do que o sal refinado porque, retirado manualmente da salina, contém resíduos minerais (magnésio, cálcio, enxofre, zinco e iodo, entre outros). Por não ser lavado, possui iodo de fácil assimilação e em quantidades ideais. Há diversos tipos, e sua cor pode variar. Deve ser empregado com parcimônia porque é mais concentrado. Para os nutricionistas, a ausência do processo industrial garante que elementos essenciais para a saúde, como o cálcio e o magnésio, sejam assimilados integralmente.

4- Sal defumado é formado por cristais colhidos e defumados a frio em barricas de carvalho, usadas para vinhos de uva chardonnay. Para a chef Clo Dimet, é o sal mais charmoso, ideal para finalizar pratos e temperar saladas. Os famosos vêm de França, Portugal e Indonésia.

5-Sal light é um produto com reduzido teor de sódio, fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Ideal para pessoas que seguem dietas restritivas. “O excesso de sal (sódio) eleva a pressão arterial, o que torna indicada esta versão para quem tem hipertensão.

6-Sal Grosso seu processo de recristalização – no qual é lavado a seco e purificado – é mais lento, o que explica a formação de cristais maiores. Tem sabor mais intenso e hoje é mais procurado por chefs e pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.  É usado especialmente em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

7- Gersal é um tipo de sal que ganhou expressão com a culinária macrobiótica.

Dicas Especiais
Uma pitada de sal adicionada à água em um vaso de flores manterá as flores de corte frescas por mais tempo

Misture vinagre aquecido com sal de cozinha. É excelente para limpar fogões e frigideiras engorduradas

Para retirar manchas difíceis de café e chá das xícaras, esfregue-as com sal

Temos sal no sangue, na lágrima e em todos os fluidos do corpo

Fonte Revista Claúdia Culinária


Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário