Dicas de alimentação.

Publicidade

Publicidade

Segredo da vovó.

Algumas dicas para as pessoas que presisam comer “fora” durante a semana.

1. Evite o consumo de bebidas durante as refeições. “Caso sinta sede, beba algo, pelo menos, meia hora antes ou uma hora após a refeição, para não retardar o processo  digestivo”, diz Roseli. Se não resistir, Samantha indica “suco de frutas, água de coco ou refrigerante light”.

2. Escolha um local com boas condições de higiene e que ofereça variedade de alimentos. “Sempre olhe todas as opções antes de se servir. Assim, você escolhe melhor. Comece pelas saladas. Invista em muitas folhas e vegetais frescos, pois eles fazem volume no prato e possuem diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo, além de dar a sensação de saciedade”, ensina Samantha. “Mas cuidado na hora de temperar. Fique longe de itens como bacon, batata palha, molhos gordurosos e itens extras como tomate seco, torradinhas e queijos”, complementa a nutricionista.

3. Não fique mais de quatro horas sem comer. “Faça de 5 a 6 refeições ao dia, pois, do contrário, seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar, desacelerando o seu metabolismo”, aconselha Roseli. Nos intervalos entre as principais refeições, “consuma uma fruta natural ou desidratada, sucos, barras de cereais ou iogurtes. Assim, você não chegará ao restaurante com muita fome”.

4. Observe sempre o modo de preparo e as condições do alimento. “Evite aqueles que sejam fritos, empanados ou com cremes, pois são nestes casos que as gorduras saturadas e trans encontram-se presentes em altos níveis”, avisa Roseli.

5. Não adianta se preocupar só com as calorias, diz Roseli. “O importante é você saber compor a refeição para que ela tenha uma composição nutricional equilibrada e o mínimo possível de gordura, principalmente saturadas”. (veja, abaixo, o prato ideal).

6. Os homens, geralmente, necessitam de um aporte calórico e nutricional maior do que a mulher, devido ao metabolismo e pela maior quantidade de músculos, explica Roseli. “Por isso, mesmo que queira iniciar uma dieta, não adianta fazer severas restrições nas refeições, comendo apenas saladas e grelhados”. Se fizer isso, depois de algum tempo, você se descontrola e ataca as guloseimas.

7. “Fuja das tentadoras opções de frituras (batata frita, bolinhos, coxinhas, vegetais empanados) e sobremesas (doces, mousses e tortas). Se não consegue ficar sem a sobremesa, invista em uma salada de frutas ou frutas fatiadas”, diz Samantha. “No caixa, nem pense em cair na tentação de levar bombons e trufas para comer no escritório. Leve um lanche de casa, mais saudável”.

8. “O restaurante por quilo tem a ótima vantagem: oferece uma grande variedade de preparações”, pondera Samantha. “Aproveite isso e faça seu prato cada dia com uma cara diferente, experimente novas cores e novos sabores, sem descuidar das dicas anteriores. Sua saúde e seu corpo vão agradecer”.

Sugestões saudáveis

Roseli Rossi montou três opções de pratos para você não errar:

Opção 1

1  prato de vegetais crus, cozidos e coloridos
4 colheres de sopa de arroz integral
1  concha média de feijão (ervilha, lentilha, grão de bico)
1 filé de frango grelhado (médio)
1 fatia de abacaxi

Opção 2

1  prato de vegetais crus, cozidos e coloridos
3 colheres de sopa de purê  de batata
3 colheres de sopa de brócolis cozidos
1 filé bovino acebolado e grelhado (médio)
1 taça de salada de frutas

Opção 3

1 prato de vegetais crus, cozidos e coloridos
2 pegadores de macarrão ao sugo
2 pedaços pequenos de frango assado sem pele
1 laranja

Fonte  IG Estilo -. Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, e Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria Nutricional

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário