Dicas descongelamento.

Publicidade

Publicidade

1. Do freezer para a geladeira
Descongelar alimentos em temperatura ambiente, apenas tirando do freezer e colocando sobre a pia, pode ser mais rápido. Mas não é o melhor. Use a geladeira para descongelar. Programe-se com antecedência para esperar o processo acabar – e, assim, a comida ficará mais protegida contra bactérias. Comidas expostas ao clima podem passar direto, em questão de minutos, de descongelada a estragada.

2. Não coloque sob a água
Isso também pode acelerar o descongelamento – mas é aí que vão embora muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica absolutamente encharcada. Sem falar no desperdício de água. A melhor escolha ainda é descer o alimento do freezer para a geladeira – calculando o tempo. Para carnes (que são as peças mais difíceis de descongelar), fica assim:
De 3 a 5 Kg: 1 a 2 dias de geladeira
De 5,5 a 7 Kg: entre 2 e 3 dias
De 7 a 10 Kg: entre 3 e 4 dias

3. Fique longe das ferramentas
Não use facas, espátulas ou martelos para quebrar as porções de comida que foram congeladas. Isso servirá apenas para destroçar filés ou legumes inocentes que, quando afinal estiverem na temperatura ideal, terão perdido forma e estrutura para cozinhar, assar ou fritar.

4. O fogão como aliado
Certos alimentos podem, sim, ir direto do freezer para o cozimento. É o caso de carnes moídas ou em forma de hambúrguer ou salsicha, por exemplo. Caldos e sopas também podem ser retirados do pote de congelamento e ir direto derreter no caldeirão. Isso não afeta suas propriedades nutritivas.

5. Se há pressa mesmo, apele
Se o bloco gelado se recusa a voltar à vida, uma opção é utilizar a função de descongelamento do micro-ondas (leia no manual do forno o tempo ideal para cada tipo de alimento). Alguns produtos, é bom dizer, não mantém textura, aroma ou o sabor que teriam ao descongelar apropriadamente na geladeira. A pressa traz essa imperfeição.

Fonte IG Gourmet

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário