Alho, dicas.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

Alho tempero essencial na culinária da vovó, veja as dicas.

Características
Parentes da cebola e do alho-poró, são designados como alho alguns vegetais do gênero Allium – mas aquele que consumimos é especificamente o Allium sativum. Trata-se de uma planta perene cujo bulbo (chamado no popular de “cabeça”), composto por folhas escamiformes (os “dentes”), é comestível e usado tanto como tempero como para fins curativos.

Nutrição
O alho é incrivelmente versátil em termos culinários. Pode ser utilizado de diversas formas, como cru, refogado, picado, assado inteiro ou em rodelas. Em geral, a cozinha mediterrânea é grande usuária de alho, empregando-o, geralmente, junto com o tomate, a cebola e temperos verdes. O odor forte e picante do alho é gerado pela essência dialil sulfito – e, para alguns povos, como gregos e romanos, ele chegou a ser chamado de “rosa fétida”.

Quando consumido em quantidades elevadas, o cheiro pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu, e por isso mesmo muitas pesquisas enfocam os efeitos do alho no organismo. Sabe-se que ele atua no colesterol e na pressão arterial – e estudos indicam que a alicina, uma substância química que se forma quando o alho é esmagado e confere o seu odor característico, reduz os níveis de colesterol e é capaz de diminuir a pressão arterial. O alho ainda traria benefícios como a ação antioxidante, o combate os radicais livres e a redução dos riscos de enfarte. Outras pesquisas em andamento pesquisam o alho e seu potencial anticancerígeno.

Como comprar
Na hora de escolher, prefira as cabeças de alho redondas, cheias e bem formadas, com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujos dentes estejam soltos, moles e murchos.

Como armazenar
Embora sejam decorativas e bem bonitas, as réstias de alho não devem ficar muito tempo penduradas na cozinha, pois correm o risco de secar e deixar somente cascas. Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, ele mofa e murcha rapidamente. Tomados os devidos cuidados, é possível armazená-lo por até um mês.

Dicas de mestre
– A quantidade de alho a ser consumida para obter algum benefício à saúde ainda não é determinada. Pesquisadores alemães sugerem que 4 gramas diárias, ou o equivalente a 2 dentes, já controlam a hipertensão ou o colesterol elevado;

– Um restaurante de São Francisco, Estados Unidos, leva a sério o uso do alho. Chamado The Stinking Rose (a “rosa fedida”, apelido ancestral do bulbo), o lugar emprega o alho na grande maioria das receitas. Até alguns drinques são decorados com dentes de alho!

Fonte IG Gourmet-Flávia Pegorin

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário