Botas, dicas

Publicidade

Publicidade

Os desfiles de inverno não trouxeram grandes novidades para os calçados femininos, mas sacramentaram tendências e deram sinal verde às novidades que compramos na estação passada

O primeiro exemplo disso são as ankle boots, aquelas botas até o comprimento dos tornozelos. Elas continuam com força total no frio, mesmo depois do susto: muita gente estranhou a tendência no início, já que o comprimento destas peças é um pouco difícil, pode encurtar as pernas quando usada da maneira errada.

Agora, elas voltam cheias de adereços, franjas, tachas e texturas diferentes, como camurça e brilho.”Elas são muito práticas para o inverno do Brasil, que não é muito rigoroso”, explica Luis Fernando Campanella Rocha, designer de calçados da grife Ferri.

Elas vão bem com calças compridas e saias tipo mini – com as mais longas, a perna pode parecer mais curta do que ela realmente é.  As ankle boots exploram muito o peito dos pés e os tornozelos, que segundo o designer são os grandes focos dos sapatos de inverno. Por isso essas são as partes que mais recebem adornos.

Sandálias abotinadas são reflexo disso. Elas também continuam firmes, com partes vazadas, tachas e saltos altos. Também terão lugar cativo no armário as botas tipo montaria, que já são consideradas atemporais. Práticas para o dia-a-dia, elas têm salto baixo e poucos detalhes. Por isso, são fáceis de combinar com saias, vestidos e de serem usadas por cima de calças skinny.

Saltos altos e finos não combinam com os modelos de cano longo, que são pesados demais para este tipo de salto. “A regra que usamos costuma ser a seguinte: quando menor o salto, maior o cano. E vice-versa”, ensina Rocha.

Comprimentos de cano que estão entre os tornozelos e os joelhos devem ser usados com cautela. Vale para quem tem pernas mais finas e longas. Caso contrário, elas podem parecer encurtadas. Com calças, estão liberadas para qualquer tipo de corpo. Outro detalhe é o peso dos sapatos.

O inverno terá opções para quem gosta das botas de canos mais moles, que caem sobre os pés e também para quem prefere os de base mais dura, como as dos scarpins. Os coloridos dos sapatos do verão dão lugar aos adereços em botas.

As cores continuam sendo as já conhecidas sóbrias do inverno: preto, marrom, roxo, vermelhos bem fechados e caramelos. Mas elas aparecem com franjas, tiras e tachas douradas. Para os saltos, vale balanceá-los com o peso do seu corpo. Quem tem pernas mais grossas deve optar por saltos também mais grossos, para manter o corpo equilibrado. Quem tem esta parte do corpo mais fina fica melhor com ossaltos estreitos.

Fonte IG-Moda Glauco José Sabino

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário