Noivado, festa.

Publicidade

Publicidade

Fonte Festa Viva Uol-Texto: Edméa Ferreira

-Não existe um tempo ideal para ficar noivo. Alguns casais namoram por pouco tempo e já casam em seguida, outros não. O importante é saber que este é o primeiro passo para começar os preparativos do casamento. Não adianta ficar noivo só por ficar.

-Quando possível, o noivo presenteia a futura esposa com um anel de brilhantes, que simboliza o amor eterno. Atualmente, os casais estão preferindo trocar alianças, que não devem ser necessariamente as mesmas do dia do casamento.

-Festas de noivado são ocasiões gentis para estabelecer limites até onde familiares e amigos irão interferir nos preparativos do casamento. Analise as tradições e os sonhos de seus familiares, mas lembre-se: a festa tem que ser do jeito que o casal sempre desejou.

-Uma conversa franca é melhor do que um pedido ensaiado. Não é preciso marcar hora para falar, o noivo deve expor as intenções para os pais da amada e provavelmente, eles vão querer saber a data da festa, os preparativos e onde eles planejam morar.

-Tradicionalmente, após a conversa ou o discurso, o rapaz recebe a aprovação do pai da noiva e em seguida presenteia a nubente com a aliança.

-Noivados não são adequados para casais que já moram juntos, não faz sentido anunciar uma união quando já dividem a vida. Por isso, muitos preferem deixar as formalidades de lado e partir, logo, para um casamento mais discreto.


Fora de moda na década de 1990, o uso da aliança na mão direita e o pedido formal de casamento voltaram a fazer parte do calendário dos noivos. O momento pode ser brindado a dois com uma bela viagem, ou comunicado aos amigos mais íntimos e familiares em um evento intimista. Segundo a organizadora de casamentos, Marcia Possik, quando a data do casamento for marcada é recomendável que se acerte a data do noivado. O evento pode acontecer na casa de um dos noivos, em um espaço de eventos ou em um restaurante. “Há noivas religiosas que mandam rezar uma missa e só depois comemoram”, comenta a especialista. Um detalhe deve ser lembrado: o noivado é um evento muito mais íntimo do que um casamento, por isso, convide apenas pais, irmãos, padrinhos de batismo dos noivos e os futuros padrinhos do casal, contabilizando no máximo 60 convidados. Até o século 18, a tradição era sinônimo de um contrato jurídicoreligioso, como uma garantia assegurando que se alguma das partes quebrasse a promessa estaria sujeita à devolução dos dotes e dos presentes oferecidos ao casal.

Durante a Revolução Francesa, o ritual perdeu a sua força legal, mas o hábito de usar aliança na mão direita permanece até hoje. O encargo da compra das joias é sempre do noivo, mas isso não impede que o formato e a espessura sejam combinados antecipadamente.

Anfitriões: regras de bom gosto
A família da noiva é quem deve oferecer e planejar a comemoração com no mínimo, 15 dias de antecedência. No dia do noivado, o homem deve enviar flores para a futura sogra. Os convites podem ser impresso ou virtuais. Se o casal resolver arcar com as despesas da festa, os pais devem ser comunicados. Se optarem pela viagem, ou um momento a dois, é elegante informar os parentes sobre o pedido, assim que decidam noivar. Quando o homem é viúvo ou divorciado, e quer se casar com uma moça que ainda habita a casa dos pais é de bom tom que haja o pedido formal. Se os pais da noiva forem separados, a primeira conversa deve ser com quem ela reside.

Passos indicados
Para a festa, os serviços a serem contratados são: comidas e bebidas, som, lembrancinhas e registro fotográfico. “A sequência do evento é simples. Primeiro a recepção, se for um jantar prefira servir massa ou risoto. O pedido formal e a troca de alianças são os pontos altos do encontro e devem ser feitos antes do corte do bolo”, sugere a organizadora. As lembrancinhas podem ser singelas ou requintadas, sugere-se bem-casados, balas de menta ou caixinhas prata. Na maioria dos casos, o diferencial fica por conta da decoração. Sempre bem-vinda, ela consiste basicamente, em uma mesa bem organizada, ambientes distribuídos com classe e muitas flores, compradas de acordo com a preferência da noiva.
“O ambiente deve estar arrumado e aconchegante”, explica Marcia. Trajes apropriados variam de acordo com o estilo da festa. “Não precisa usar longo, terno e gravata, mas o casal deve evitar ir de jeans ou roupas muito informais”, completa a assessora. Seguindo as regras de etiqueta, os convidados podem presentear os noivos com artigos de enxoval.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário