Fraldinha de leitão.

Publicidade

Publicidade

– 1 pedaço inteiro de fraldinha de leitão, cerca de 1 kg.

– 4 colheres de sopa de azeite de oliva.

– 1 alho porró picado.

– 2 dentes de alho.

– 1 cebola picada.

– 200 ml de vinho tinto de boa qualidade.

– 300 ml de caldo de carne.

– 10 folhas de alecrim.

– 10 folhas de sálvia.

– 2 raminhos de tomilho.

– 2 metros de barbante para amarrar.

Modo de preparar

Estender a fraldinha do leitão sobre uma tábua e retirar o excesso de gordura e as partes mais grossas. A peça tem que ter uma espessura uniforme. Após a limpeza, coloque o sal, a pimenta do reino moída, as ervas e 1 dente de alho em um processador e misture bem. Esfregue bem esta mistura sobre a carne, até o sal se dissolver. Enrole a carne bem firme, como um rocambole e amarre bem com barbante, no mesmo formato de um rolo de macarrão, após enrole com um papel filme ou plástico e mantenha na geladeira por 12 horas.

Aqueça uma panela grande ou uma frigideira, quando estiver bem quente coloque 2 colheres de azeite de oliva e doure bem a carne do leitão, virando constantemente para que fique dourada em todos os lados. Transfira para um prato.

Acrescente o restante do azeite de oliva e salteie um dente de alho, a cebola picada e o alho porro, em seguida coloque o vinho e deixe reduzir pela metade, a seguir volte à carne para a panela colocando sobre este molho, tampe a panela e deixe em fogo bem fraco ou no forno a 170 graus por 2 horas, regando ocasionalmente com o molho da panela ou forma. Para verificar se está assada, corte uma pequena fatia na ponta.

Remova a carne e mantenha-a em local aquecido. Escorra o molho com o suco do cozimento para uma panela, acrescente uma colher de nata fresca e ferva até reduzir e obter um caldo brilhante.

Para servir, retirar o barbante e cortar o rolo em porções, cada fatia deverá ter aproximadamente 5 cm. Acomodar sobre pratos aquecidos e servir ou com batatas cozidas, ou melhor ainda, com um risoto a Milanese.

Fonte Conversa temperada -Jornal Gazeta do Povo


Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário