Pato com laranja.

Publicidade

Publicidade

Receita de Pato com laranja

O tempo de preparo é de 30 minutos. E o tempo de cozimento é de 1 hora e 45 minutos. A receita abaixo dá para quatro pessoas.

Ingredientes:
– 4 laranjas
– l limão
– 30 g de manteiga com sal
– 180 g de açúcar granulado fino
– 1 colher de sopa de Grand Marnier, opcional
– 500 ml de caldo de pato ou de galinha
– 4 peitos de pato de cerca de 200g
– 1 colher de chá de farinha de araruta
– Cerefólio fresco picado para guarnecer

Modo de preparar: com um descascador de batatas retire a parte fina da casa de duas laranjas e do limão. Descasce os frutos, eliminando toda a parte branca e pique. Aqueça a manteiga e salteie as cascas de 2 a 3 minutos. Adicione 80g de açúcar e cozinhe até que tenha derretido e comece a caramelizar. Junte a polpa das laranjas e do limão e o Grand Manier e cozinhe até que todo o líquido tenha se evaporado.

Incorpore o caldo mexendo bem, deixe levantar fervura, reduza o calor e deixe apurar durante uma hora. Coe através de um passador fino. Cubra e reserve.

Tire a casa das duas laranjas restantes, sem a parte branca, e corte-as em tiras longas e finas. Coloque numa panela e cubra com água fria e leve para ao fogo para ferver. Escorra e volte a encher a panela com água fria. Repita o processo duas vezes, de modo a amolecer a casca e a eliminar o sabor amargo. Corte a casa em palitos compridos com cerca de 1 mm de largura, usando uma faca afiada. Aqueça o restante do açúcar numa panela, mexendo até dissolver. Quando ferver adicione a juliana de cascas de laranja e cozinhe suavemente durante 20 minutos para caramelizar. Retire-a com um garfo e coloque para escorrer, separando os palitos para não se colarem.

Aqueça uma frigidera em fogo de médio a forte. Tempere os peitos de pato com sal e pimenta-do-reino moída e coloque-os na frigideira, com o lado da pele voltado para baixo, até a gordura tenha derretido e a pele fique estaladiça e dourada. Vire e frite brevemente do outro lado, durante 1 a 2 minutos. Retire da frigideira, cubra e deixe descansar por 5 a 10 minutos antes de servir.

Volte a aquecer o molho até o ponto de ebulição. Numa pequena tigela, misture a araruta com uma colher de sopa de água e junte ao molho. A aparência leitosa desaparece e o molho fica límpido e grosso quando a araruta cozinhar. Se achar que está muito doce, adicione umas gotas de limão. Tempere a seu gosto com sal e pimenta.

Para servir, corte cada peito em fatias e disponha formando um leque sobre um prato aquecido. Coloque um pouco de molho sobre o fundo do prato e decore com as cascas caramelizadas e um raminho de cerefólio. Sirva e espere os elogios! A carne rica do pato é complementada com a acidez da laranja. Você pode preparar o molho com antecedência, assim poderá finalizar rapidamente o prato, ou digo, o pato… antes de servir. Bom apetite!

Fonte  Jornal Gazetado Povo- Conversa Temperada.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário