Bombom de mel

Publicidade

Já pensou num pão de mel em forma de bombom? A chef chocolatière Luciana Lobo pensou e criou esta receita deliciosa. Aqui, ela ensina todos os truques para fazer bombons com perfeição.

Bombom de mel

Publicidade

Autor: Chef Luciana Lobo

Tempo de preparo: Mais de 2 horas

Serve: 50 unidades

Para o recheio de ganache

Ingredientes:

250 g de chocolate amargo

250 g de chocolate ao leite

250 ml /1 copo (americano) de creme de leite fresco

65 g /1/4 xícara (chá) de mel

Modo de Preparo

1. Forre uma assadeira retangular, com aproximadamente 50 cm de comprimento, com papel-manteiga. Reserve.

2. Numa tábua, pique os dois tipos de chocolate.

3. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água.

4. Numa panela, coloque o creme de leite e o mel e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo.

5. Adicione o creme de leite com mel ainda quente ao chocolate derretido e misture bem até obter um creme homogêneo.

6. Na assadeira forrada, espalhe o creme de maneira uniforme, formando uma camada de cerca de 1 cm de espessura. Deixe secar por 24 horas em um local fresco. Se preferir, leve à geladeira e retire 1 hora antes de utilizá-lo novamente.

7. Com uma faca grande e afiada, corte a ganache endurecida em quadradinhos de 2 cm. Reserve.Para a cobertura

Ingredientes:

500 g de chocolate ao leite

Modo de Preparo

1. Numa tábua, pique o chocolate ao leite.

2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água.

3. Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje 2/3 do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio.

4. Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o 1/3 de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido.

5. Forre uma superfície limpa de trabalho com um folha de papel-manteiga.

6. Para fazer a cobertura, banhe os quadradinhos de ganache de mel no chocolate derretido. Apóie um quadradinho num garfo pequeno, mergulhe no chocolate derretido, retire e deixe escorrer. Transfira o quadradinho para a folha de papel-manteiga e deixe secar por 15 minutos. Para fazer o risco decorativo, passe a lateral do dente do garfinho na diagonal do bombom.

7. Repita o procedimento com todos os quadradinhos de ganache de mel. Caso o chocolate derretido comece a endurecer, leve ao microondas por 5 segundos, misture com a espátula e continue banhando.

Fonte panelinha.ig.com.br
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário