Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Dicas, trajes.

set 21


Tânia Denise C. Faierstein
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A roupa certa para cada ocasião.

Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar. Esta é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente à ocasião, evitando os constrangimentos de estar arrumado demais ou de menos para o momento.
A seguir, algumas dicas para facilitar a escolha do traje certo para o que o convite pede. Mais abaixo, você encontra mais detalhes a respeito de cada tipo.



Traje Passeio (Alto Esporte ou Tenue de Ville)

Masculino
– Calça e casaco diferentes (blazer), com gravata
Feminino
– Pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas;

Traje Passeio Completo ou Social

Masculino
– Terno escuro, gravata , camisa social (branca ou azul muito claro), sapato preto;
Feminino
– Conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos, saltos altos e bolsa pequena;

Traje Black Tie (Gala)

Masculino
– Smoking
Feminino
– Vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos;

TRAJE ESPORTE
É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.

Homens: o básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.

Mulheres: tecidos mais rústicos (algodão, crepe, linho), sapatos baixos, saia e blusa, calças compridas ou um vestido, para os dias mais quentes. Use o bom senso para criar um visual prático e descontraído.

TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville)
Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.

Homens: um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.

Mulheres: são bem-vindas as pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas (nada de sacolas ou mochilas), formando um visual mais cuidado, sem formalidade exagerada, que é a proposta deste traje.

TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social)

Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.

Homens: terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto.

Mulheres: conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes fendas ou bordados exagerados), saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres, como crepes, sedas e veludos. Echarpes ou xales podem ser bons acessórios, desde que discretos. As jóias também pedem cuidado: a pérola é o clássico e bijouterias finas também podem ser usadas.

TRAJE BLACK TIE (ou Gala ou Tenue de Soirée ou ainda Habillée)

É o traje das grandes festas, das noites de gala.

Homens:smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Evite as tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul, prata, cor de rosa…

Mulheres: vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos (brocados, metalizados, tafetás, shantungs). É vez dos decotes, transparências e bordados. Saltos altos, meias finíssimas, carteira ou bolsa de metal. As saídas de noite são ótimas para amenizar o frio, como echarpes, estolas ou mantôs. As jóias saem do cofre para serem expostas, mas sem excessos.

Por Gloria Kalil e Claudia Matarazzo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Trajes – Padrinhos / Madrinhas e Mães / Pais

Mães/Madrinhas e Pais/Padrinhos são aqueles que vão testemunhar e abençoar o casal nesse dia tão importante, também são aqueles que mais vão aparecer em foto e filmagem, portanto precisam estar nos “trinques”. Se possível marque uma reunião de padrinhos para acertar os detalhes. Em nossa seção dicas você encontrará mais informações a respeito.

MÃES E MADRINHAS

Há quem diga que a noiva pode tudo no dia do casamento, inclusive decidir as roupas de todos, mas sejamos razoáveis, você pode e deve dar sugestões e até ajudar as madrinhas na escolha das roupas, mas procure não ser autoritária, afinal ninguém gosta disso. O ideal é definir o comprimento dos vestidos, e combinarem que cor cada uma vai usar, e quais tons serão de exclusividade da noiva, assim ninguém corre o risco de ir com roupa igual ou parecida, é muito constrangedor. Se preferir também pode padronizar todas as madrinhas com o mesmo tom, ou até o mesmo modelo de vestido.

Casamentos pela manhã
Por ser mais informal, pode-se usar um taillers, ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete, mas caso as madrinhas queiram usar um vestido longo, escolher tecidos leves tais como o crepe.

Cores
Claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmon, azul, lilás, verde, etc são boas pedidas. Miçanga e cetim são permitidas uma vez que bem mescladas com tecidos leves como o crepe. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos.Se for ao ar livre pode-se usar chapéus mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evite-o. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.

Casamentos à tarde

Pode ser o mesmo estilo usado pela manhã, sendo que os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento mais longo, também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves.

Cores
Mais quentes e também escuras tais como vinho, verde musgo, azul, roxo, porém, sem exageros de brilhos e formas.

Casamentos à noite
Os vestidos podem ser longos, com brilho discreto (a noiva é quem deve aparecer), os tons devem ser mais fortes, também podem optar por tecidos mais nobres. Já à noite, é permitido o uso de vestidos mais sofisticados em tecidos variados com pedrarias e acessórios em strass.

Cores
Fortes tais como vinho, verde musgo, marinho, roxo, que podem ser combinadas com o prata ou dourado. E procure evitar o preto para as madrinhas, ele somente deverá ser usado se trabalhado com vidrilhos, miçangas ou detalhes que destaquem o vestido, afinal é um casamento!

Dica para qualquer horário
Sapatos que agüentem horas e horas em pé; jóias, sem excesso; bolsas pequenas; vestidos, e vestidos + paletó; estolas e xales na cor do vestido, tecidos como tafetá, cetim, renda, shantung e georgette.

Evite
Roupas pretas, champagnhe ou brancas; calças compridas; roupas muito curtas; alcinhas fendas e decotes pronunciados sem paletós ou xales por cima; saia + blusa ou chemisier esportivo; vestido com cauda.

PAIS E PADRINHOS

Pais e padrinhos podem usar o mesmo traje do noivo ou seguir o mesmo estilo. O importante é estarem em harmonia.

Casamentos pela manhã e à tarde
Em casamentos informais pela manhã ou à tarde os pais e padrinhos podem usar um terno ou meio fraque, para dar um toque especial a gravata dos pais podem ser em tom diferente dos padrinhos.

Casamentos à noite
Um casamento à noite exige maior sofisticação, e o traje mais comum é o fraque para os pais e padrinhos, porém o meio fraque também pode ser usado, aqui mais uma vez o importante é a harmonia.

Fonte /www.entreeventos.info

Comentários

comentarios

Deixe seu comentário

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde