Frango com cebola.

Publicidade
Publicidade

ingredientes

1 frango grande; 10 a 12 cebolas; 12 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 xícaras (chá) vinho branco seco; 1 e 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes; sal; pimenta-do-reino.
UTENSÍLIOS: Uma tábua de cozinha; uma faca bem afiada; um panela grande para preparar a cebola; uma frigideira grande para refogar os pedaços de frango; uma panela pequena para preparar o caldo de legumes; uma escumadeira; uma colher de pau e recipientes para depositar os ingredientes.

preparo

Corte o frango em pedaços, nas juntas. Pode-se ainda comprar o frango cortado em pedaços. Salgue e apimente. Corte as cebolas em rodelas finas. Reserve. Prepare o caldo de legumes. Reserve. Numa panela grande e pesada, esquente oito colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque as rodelas de cebola e deixe refogar perto de uma hora, mexendo de tempo em tempo. Fogo bem baixo. Se quiser, pode-se refogar em fogo médio, mas aí é preciso muito cuidado, ficar mexendo quase sem parar, para evitar que a cebola queime. A cebola fica bem molinha, mas não deve queimar, o que daria um gosto amargo. Ela deve mudar de cor, mas não ficar marrom. Enquanto isso, refogue os pedaços de frango numa frigideira pesada. Esquente quatro colheres de sopa de azeite de oliva e doure os pedaços de frango. É preferível, refogar o frango em etapas. Os pedaços de frango devem ficar bem dourados. Retire o frango da frigideira e reserve. Jogue fora a gordura que restou na frigideira. Coloque meia xícara de chá de vinho branco e vá raspando o fundo da frigideira. Apague o fogo e reserve. Com a cebola no ponto, junte os pedaços de frango, o vinho que ficou na frigideira e misture tudo muito bem. Adicione o vinho branco que sobrou e o caldo de legumes. Cozinhe no fogo baixo durante perto de uma hora. Vá vigiando a panela. A cebola deve ficar bem mole, quase um purê. Se secar demais, coloque água. O líquido deve evaporar. Só deve sobrar um pouquinho de molho no fundo da panela.
Fonte :www.estadao.com.br
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário