Casamento, lista de convidados.

Publicidade

Publicidade

Convidar o primo que vive na Alemanha, que você nunca viu, ou a colega com quem trabalha todos os dias? Uma festança ou uma recepção apenas para os íntimos? Fazer a lista de convidados para o casamento trará momentos de indecisão aos noivos.

A primeira decisão a ser tomada é levando em conta o orçamento disponível ou o grau de intimidade que se espera do casamento. Sem essa informação, os noivos poderão acabar com uma lista maior ou menor do que o esperado e tendo que reajustá-la.


Mas os noivos não devem se estressar, pois as pessoas verdadeiramente importantes estarão presentes com certeza!

Ficam aqui alguns pontos que podem ajudar a elaborar e a gerir a lista de convidados:

Visão/sonho para o casamento

Com o que sonharam? Com uma recepção íntima apenas para os familiares e amigos mais próximos ou com um luxuoso casamento, em que estarão presentes todos os parentes, amigos e colegas de trabalho? Ou até mesmo um meio termo?

Orçamento disponível


O custo da recepção é baseado no número de convidados, por isso, antes da lista, é necessário calcular o quanto é possível gastar sem criar prejuízos para os noivos.

Data do casamento


A data em que o casamento será celebrado também é muito significativa. Cerimônias realizadas durante a semana, em feriados ou ocasiões em que a maioria dos convidados não estão de férias podem gerar um maior número de respostas negativas ao convite de casamento.


Disposição do local da recepção e cerimônia


Os locais onde serão realizadas a cerimônia e a recepção têm que ser capaz de acomodar todos os convidados. Caso não seja possível, os noivos têm duas opções: escolher outros lugares ou diminuir a lista de convidados para se adequar a capacidade do local.

A lista de convidados, enfim


Geralmente, a lista é dividida igualmente entre as famílias dos noivos. Mas há também a possibilidade de dividi-la em três, sendo uma para a família do noivo, uma para a da noiva e uma para amigos do casal.

Comece elaborando a lista de casamento ideal, sem restrições, incluindo todas as pessoas que deseja ter na cerimônia, sem se esquecer dos convidados da parte dos pais dos noivos.

Com essa “listona” em mãos, faça uma lista “A” com os nomes daqueles em que a presença é imprescindível no casamento. Do restante da lista geral, tente excluir as pessoas que não são tão próximas ou que possam causar problemas durante o casamento. Depois de tudo isso, ainda vão restar alguns nomes. Se ainda houver orçamento disponível, elabore uma lista “B”, que poderá ser utilizada caso algum convidado da lista “A” recuse o convite.

Reduzir a lista de convidados


Reduzir a lista de convidados não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer, mas, por vezes, é necessária. Para ajudá-lo nesta difícil decisão, tente responder a estas perguntas:

-Convidar crianças, ou não?
-Convidar namorado(a)s de amigos solteiros?
-Convidar pessoas pelos presentes que nos podem oferecer?
-Convidar pessoas com quem já não falamos há anos?
-Convidar colegas de trabalho?
-Convidar amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?

Com a lista fechada, é hora de enviar os convites, de preferência, com dois meses e meio de antecedência. Assim, dá tempo para os convidados da lista lista “A” responderem e, se quiser, encaminhar os convites sobressalentes para a lista “B”.

Fonte www.ambaragencia.com.b

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário