Ceia natalina.

Publicidade

Publicidade

Leitoa assada à moda da fazenda

INGREDIENTES:

¼ traseiro de leitoa de 2 Kg a 2,5 kg/ 6 a oito dentes de alho socados/ 1 colher de café rasa de cominho em pó/ 2 folhas de louro/ 3 a 4 limões sicilianos (de preferência)/ 100 g de banha fresca de porco/ pimenta-do-reino moída na hora ou outras pimentas a gosto/ 2 cebolas em rodelas/ sal fino e sal grosso/ salsa e cebolinha verde/ tomilho, alfavaca/ vinagre para pururucar

MANEIRA DE FAZER:

1ª Etapa:
Prepare a leitoa, limpando bem e lavando sob água corrente. Coloque em uma vasilha grande e cubra totalmente com bastante água fresca, temperada com suco de um limão e uma colher de sopa de sal grosso. Deixe assim por duas a três horas, para sair o excesso de sangue e a carne ficar mais saborosa. Depois escorra e enxugue bem.
2ª Etapa:
Coloque a leitoa em uma tigela adequada e fure bem com a ponta de uma faca. Prepare uma pasta, com uma colher de sopa rasa de sal fino, a banha, o alho socado, o cominho e pimentas a gosto, regue com um copo de água e bastante suco de limão. Junte o louro, algumas folhas de alfavaca e raminhos dos demais cheiros verdes, deite ainda as cebolas em rodelas, tampe com filme plástico e conserve na geladeira até o dia seguinte.
3ª Etapa:
Algumas horas antes da refeição, retire a carne da geladeira, escorra totalmente a vinha d’alhos, coe e reserve. Arrume em uma assadeira com a parte do couro voltada para cima; se necessário, pincele o couro com mais um pouco de banha. Coloque na assadeira um pouco da vinha d’alhos. Cubra a leitoa inteiramente com papel alumínio e deixe assar em forno moderado previamente aquecido a 200 graus. De vez em quando, molhe a carne com a vinha d’alhos; estando a carne macia e o couro durinho, retire o papel alumínio e deixe acabar de assar e ficar sequinha. Estando pronto, retire do forno e borrife sobre o couro, para ficar pururuca, um pouquinho de água misturada com boa porção de vinagre. Leve novamente ao forno para secar o couro. Estando pronto, transfira para uma travessa e guarneça com uma deliciosa farofa de lingüiça, com rodelas de limão, salsichas e folhas de louro.

Farofa especial de lingüiça

INGREDIENTES:

½ kg de lingüiça fresca de carne suína/ 250 g de lingüiça calabresa/ 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos/ 2 cebolas batidinhas/ 4 dentes de alhos socados/ 2 colheres de sopa cheias de bacon moído ou picadinho/ 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo/ 2 colheres de sopa de manteiga/ 1 pimenta dedo de moça cortada fininha/ 4 ovos cozidos e picadinhos/ 2 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado/ 150 g de azeitonas sem caroços e picadas/ 4 colheres de sopa cheias de folhinhas de manjericão picadinhas/ 6 colheres de sopa de salsa picadinha/ sal/ farinha de mandioca (mesa) torrada

MANEIRA DE FAZER:

1ª Etapa:
Retire a pele das lingüiças, desmanche totalmente ou caso prefira corte em rodelinhas ou cubinhos. Leve uma frigideira grande ao fogo com o bacon, o azeite e uma colher de manteiga. Assim que esquentar, espalhe a lingüiça e vá mexendo até que cozinhe e frite.
2ª Etapa:
Estando pronta a lingüiça, junte a cebola, o alho, a pimenta e o pimentão. Refogue bem e sempre mexendo vá juntando a farinha de mandioca aos poucos e em chuva e em quantidade necessária para formar farofa solta porém úmida. Por último, adicione mais uma colher de sopa bem cheia de manteiga, o ovo, o queijo, a azeitona e os cheiros verdes. Misture cuidadosamente, tempere com sal a gosto e mais pimenta se desejar. Esta farofa é ótima para acompanhar todos os tipos de carnes suínas assadas, também é gostosa até com arroz e feijão.

Chester de Natal

INGREDIENTES:

1 chester de aproximadamente 4 kg com o peito bem grande/ 2 copos de vinho branco seco/ ½ copo de martini/ ½ copo de suco maçã/ ½ copo de suco de laranja/ 1 maço de alecrim/ 2 folhas de louro/ 6 dentes de alho socados/ 1 cebola grande espetada com 2 cravos-da-Índia e 2 pedaços de canela em casca/ 1 colher de chá de cominho e pimenta-do-reino moídos juntos/ 2 colheres de sopa cheias de fondor/ 1 xícara de azeite extra-virgem/ manteiga

MANEIRA DE FAZER:

1ª Etapa:
Preparação do chester. Limpe e lave bem a ave por dentro e por fora e enxugue. Tempere bem por dentro com sal, o fondor, o alho, o cominho com pimenta e folhas de alecrim. Coloque o chester em uma tigela grande com o peito voltado para cima. Regue com o vinho, o martini, o suco de maçã, o suco de laranja e o azeite. Cubra com papel filme e conserve na geladeira por doze horas. De vez em quando, regue com a vinha d’alhos.
2ª Etapa:
Algumas horas antes da refeição, retire o chester dos temperos e coe a vinha d’alhos. Coloque em assadeira e besunte bem por dentro e por fora com bastante manteiga. Coloque dentro da ave uma folha de louro e um pequeno ramo de alecrim e a cebola inteira, espetada com canela e cravos. Arrume as asas e pernas e amarre firme para não perder o formato. Regue com a metade da vinha d’alhos e um copo de água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Deixe assar por aproximadamente uma hora e vá regando uma vez ou outra com o molho da assadeira e com o restante da vinha d’alhos. Estando a carne macia, retire com muito cuidado, o papel alumínio. Deixe dourar e, estando pronta, transfira a ave para uma travessa. Guarneça com o cuscuz e enfeite a gosto. De preferência, sirva o peito já cortado em fatias e o molho, depois desengordurado, na molheira. Se gostar, enfeite ainda com cerejas

Rabanadas tradicionais


INGREDIENTES:

1 pão próprio para rabanadas, de preferência amanhecido/ 3 copos de leite de vaca/ açúcar a gosto/ 3 a 4 ovos/ óleo da melhor qualidade para fritar/ canela em pó

MANEIRA DE FAZER:

Retire as pontas do pão que não serão usadas e corte o pão em fatias enviesadas, com aproximadamente dois centímetros de espessura. Coloque o pão de molho no leite morno adoçado a gosto. Assim que as fatias estiverem embebidas de leite, esprema-as ligeiramente com as palmas das mãos. Isto é feito para que não fiquem encharcadas. Passe em seguida, uma de cada vez e aos poucos, em ovos batidos inteiros como para omelete. Frite em óleo quente de ambos os lados, deixando-as douradas, e coloque sobre papel toalha para perderem o excesso de gordura. Passe as rabanadas uma a uma em açúcar fino, misturado com canela em pó. De preferência, sirva as rabanadas quentes ou mornas.


Tender Festivo

INGREDIENTES

1 tender de 4 a 5 quilos
1 xícara de mel karo
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de molho inglês

MOLHO

1/2 garrafa de champanhe doce
2 xícaras de suco de laranja ou calda de abacaxi

MODO DE FAZER

Faça cortes superficiais em forma de losangos sobre o tender e espete os cravos. Misture a mostarda, o mel e o molho inglês e passe sobre o tender. Cubra com papel alumínio e asse por 1h30 em forno médio regando com a calda de champanhe e suco de frutas a cada 20 minutos.
Enfeite com abacaxi, pêssegos e cerejas em caldas.

Arroz ao Champanhe

INGREDIENTES

4 colheres de sopa de margarina
1 cebola ralada
2 xícaras de arroz lavado e escorrido
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 xícara de uvas passas brancas
1/2 xícara de amêndoas sem pele
1/2 xícara de champanhe seco
1 lata de creme de leite
3 colheres de queijo parmesão ralado
Sal à gosto
Salsa picada

MODO DE FAZER

Numa panela aqueça três colheres de manteiga, refogue a cebola, junte o arroz e as passas, mexa, junte o caldo de galinha dissolvido em duas xícaras de água quente. Quando ferver, tampe a panela e abaixe o fogo. Após secar regue com champanhe. Em seguida, derreta a manteiga restante, doure as amêndoas e reserve. Retire o arroz do fogo mexa com um garfo para soltá-lo e acrescente creme de leite, o queijo ralado, a salsa e as amêndoas. Misture bem e sirva quente.


Mousse Natalina

INGREDIENTES

1 xícara de manjericão fresco
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de ricota picada
1 xícara de maionese
1 colher de sopa de gelatina sem sabor diluída em um pouco d’água.
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER

Coloque todos os ingredientes no liqüidificador e bata. Despeje a mistura numa forma untada e leve para gelar.
Sirva com torradas.

Frango Tropical

INGREDIENTES

3 frangos pequenos desossados
1 xícara de mel
250ml de suco de caju
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de cravo da índia
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER

Tempere os frangos com sal e pimenta. Coloque numa vasilha, misture o mel e o suco de caju. Coloque por cima dos dos frangos, junte o cravo e a canela e deixe marinar na geladeira por 24 horas.

Recheio – Farofa de Nozes

INGREDIENTES

1/2 cebola ralada
200 gramas de salame picado e repicado
100 gramas de passas brancas
1 colher de sopa de manteiga
100 gramas de nozes picadas
150 gramas de farinha de mandioca
Sal e pimenta vermelha a gosto

MODO DE FAZER

Em uma frigideira grande aqueça a manteiga e doure a cebola, adicione o salame, as nozes, as passas. Mexa e coloque o sal e a pimenta. Junte a farinha e misture bem. Recheie os frangos com a farofa amarre com barbante para fechar. Coloque em uma forma e asse em forno moderado por 30 minutos. Aumente o forno e deixe por mais 10 minutos para dourar.


Torta de Limão


MASSA

150 gramas de farinha de trigo
2 gemas
100 gramas de margarina
2 colheres de açúcar

PREPARO

Amasse tudo com as mãos, abra a massa em uma forma de fundo que solta o fundo e leve ao forno para assar.

RECHEIO

1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1/2 copo de suco de limão

PREPARO

Bata tudo na batedeira, coloque o recheio sobre a massa assada e fria. Leve a geladeira, decore com chantilly e raspas de limão.

Fonte br.answers.yahoo.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário