Natal, biscoitos.

Publicidade

Segredinho da Vovó.

Veja a deliciosa receita alemã para o seu natal.

Curiosidade

a Alemanha, a tradição de Weihnachtsgebäck – docinhos de natal – é com certeza mais intensa do que no Brasil. Até porque, o clima frio do centro da Europa incentiva a culinária e os encontros para tomar aquele café acompanhado de um docinho, num ambiente aconchegante e aquecido. Outra característica forte do inverno na Alemanha são as atividades desenvolvidas dentro de casa e em família, já que o sol se põe às quatro horas da tarde e a neve toma conta de pelo menos metade do país. Atividades estas que precisam ser criativas todos os dias, principalmente quando se tem filhos ou crianças pequenas em casa, que necessitam ser entretidas em ambientes fechados de três a cinco meses consecutivos, devido ao frio.

Para mães e donas de casa, o Natal é sinônimo de confratermização e ir com as crianças para a cozinha pode ser uma boa pedida. A confecção dos biscoitos natalinos começa antes mesmo da época do Advento – as quatros semanas que antecedem o Natal. Nos supermercados, as prateleiras estão repletas de doces natalinos já na primeira semana que setembro. Mas nada se compara aos originais feitos, mesmo, em família.

As receitas preferidas entre as famílias alemãs são as Koko Makronen – biscoitos de côco – e os doces feito com Ausstechteig, preferidos pelas crianças. Nestes elas podem modelar e recordar bolachas em diversos formatos e ainda dar coberturas diferentes. Ausstechteig não é nada mais do que massa feita com trigo,manteiga, açúcar, sal, ovos e fermento.

Publicidade

WEIHNACHTSGEBÄCK MIT AUSSTECHTEIG
Biscoitos de Natal feitos com “massa para modelar” (Nível fácil)

Ingredientes
massa
500g de trigo + trigo para untar a superfície depois da massa pronta.
250g manteiga ou margarina
200g de açúcar branco
1 pacote de açúcar de baunilha
1 pitada de sal
2 ovos inteiros
2 colheres (chá) de fermento para bolo
1 batedeira
1 rolo de macarrão
forminhas diferenciadas / formatos de desenhos ou motivos natalinos.

Modo de fazer
Junte a manteiga (ou margarina), o açúcar branco, o açúcar de baunilha, o sal, os ovos e o fermento para bolo. Use a batedeira para misturar os ingredientes. Aos poucos adicione os 500g de trigo, até engrossar.

Com as mãos – mergulhadas em trigo – amasse bem o Ausstechteig, sobre uma superfície untada com trigo.

Deixe a massa repousar na geladeira por 30 minutos. Isso facilitará a manipulação na hora de usar as forminhas para desenhar os biscoitos.
Quarto passo: Use o rolo de macarrão para abrir a massa, também sobre uma superfície untada de trigo para que a massa não grude na mesa. (espessura da massa: aproximadamente 0,5 cm).

Agora é a vez das crianças: com forminhas diferentes, recorte os biscoitos em motivos diferentes e vá colocando-os numa forma untada com manteiga ou papel próprio para assar No forno pré-aquecido, deixe os biscoitos assarem de 20 a 25 minutos numa temperatura de 200º C.

Coberturas
Com um pincel, é possível fazer diferentes coberturas para os biscoitos, depois de assados. Basta passar a cobertura e deixar secar.

Cobertura de chocolate: Basta derreter o chocolate especial para cobertura.
Cobertura de limão: suco de limão puro, engrossado com açúcar.
Cobertura de ovo: apenas gema do ovo batida

Se preferir, pode-se decorar os biscoitos com granulados de chocolates ou derivados.

KOKOS MAKRONEN (Nível fácil)

Ingredientes
3 claras em neve
150 g de açúcar branco
1 pct açúcar de baunilha
1 pitada de sal
150 g de côco ralado

Modo de fazer
Junte todos os ingredientes numa vasilha e bata (maualmente, para não perder a concistência espumosa). Unte uma forma com mateiga ou com papel especial para assar. Com uma colher de chá, faça pequenas porções – do tamanho que quiser o biscoito – e coloque-as sobre a forma untada. Pré-aqueça o forno (180º C) e asse os Kokos Makronen de 25 a 30 minutos (para porções de tamanho pequeno), até atingirem uma leve cor marron.

Armazenamento: Importante guardar os biscoitos em latas ou potes fechados, para que a umidade brasileira não interfira na qualidade dos biscoitos natalinos alemães.

Bom apetite!

Fonte www.alemanja.org

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário