Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Casamento , em casa.

abr 23

Segredinho da Vovó.

Se você tem espaço e quer casar em casa , veja essas dicas.

Organizar um casamento

O em sua própria casa pode até parecer uma ideia inviável. Mas, acredite, é possível tornar essa celebração ainda mais charmosa do que o normal, utilizando recursos que deixem o ambiente diferente, intimista e agradável.

Apesar de ser mais trabalhosa do que se fosse produzida em um espaço para eventos, a festa em casa é ideal quando os noivos almejam uma recepção pequena e intimista, dando atenção a cada convidado, e possuem uma residência onde os vários ambientes podem ser explorados e trabalhados, um típico casamento no quintal.


Lista de convidados

Para produzir uma festa de sucesso, alguns fatores devem ser lembrados. Comece pela lista de convidados, nunca convide mais pessoas do que o espaço comporta. “Com o número de convidados em mãos, consegue-se detectar alguns pontos específicos, como por exemplo, a necessidade ou não de uma cobertura na área externa”, explica Marina Bedaque, da Coordinare Eventos.

É essencial determinar quais espaços serão utilizados pelos convidados e pelos fornecedores, tanto dentro, quanto fora da casa: onde ficará a mesa de bolo e de doces, quantos lugares sentados o espaço acomoda, onde será a pista de dança, a cerimônia, o bar, etc. Assim que os lugares forem definidos, entrar em contato com as empresas prestadoras de serviço é o próximo passo. “Cada fornecedor deve mostrar as suas próprias necessidades e deixar claro se é preciso fazer mais alguma adequação”, explica Marina.

Com relação aos serviços contratados, os noivos precisam lembrar que fazer uma cerimônia no quintal pode custar o mesmo ou até mais do que se realizada em um espaço convencional. Por isso, pense antecipadamente em fatores como assessoria, decoração, bufê, empresa de sonorização (DJ ou banda), valet, segurança, limpeza, foto e vídeo.

Para a arquiteta e decoradora Janete Pimenta, da Pepper Wedding, contar com bons profissionais como copeiras, garçons e faxineiras ajuda a manter a casa em ordem, sem trazer preocupações para os noivos.

Itens de segurança

Para ter conforto na hora de comemorar, é preciso pensar, previamente, em alguns itens de segurança evitando imprevistos durante a festa.

Marina diz que não se pode ignorar as mudanças climáticas, principalmente se a área externa for descoberta. “A cobertura pode impedir que todo o esforço, o trabalho e alegria do momento não sejam perdidos por causa de chuva fraca ou forte, ou até mesmo do vento”, explica.

Outro item obrigatório é o gerador de energia. Algumas casas não possuem energia suficiente para manter a iluminação do ambiente, a pista de dança, a sonorização e a refrigeração dos alimentos e bebidas. Além disso, um bom serviço de valet, de segurança e limpeza garantem bem-estar aos convidados e anfitriões.

Janete Pimenta não dispensa o uso de extintores de incêndio. “O extintor de pó é ideal para casos de incêndio envolvendo fiações elétricas, já que não se pode jogar água”, explica.

Deve-se sempre pensar na segurança. Por isso, pisos molhados que possam causar qualquer tipo acidente devem ser evitados.

Decoração intimista

Entender o que levou os noivos a optarem por uma celebração dentro de sua própria casa e saber o que eles procuram é fundamental na hora de pensar na decoração. Um bom profissional saberá ressaltar o que merece ser valorizado e disfarçar o que precisa ser escondido.

Se os anfitriões gostam de um clima mais intimista, a residência não precisa ser descaracterizada. Marina acredita que “manter os objetos pessoais e peças familiares como quadros e porta-retratos pode acabar dando um toque confortável e caseiro”.

Por outro lado, se a intenção é transformar o espaço em uma balada, deve-se se preocupar em retirar qualquer objeto que possa ser quebrado ou danificado. Isso vale para vasos, tapetes e afins. Nesse caso, a decoração tem como função priorizar os espaços que estejam mais livres.

Quanto à iluminação, esta deve ser feita para valorizar o ambiente. Se o evento for realizado à noite, as luzes devem destacar o jardim e, inclusive, todos os elementos charmosos e diferentes presentes no quintal.

Cardápio

O cardápio escolhido para a ocasião está diretamente ligado ao tamanho do quintal, da cozinha, do número de convidados, e à estrutura da casa. Antes de tudo, verifique se o tamanho da cozinha é grande o suficiente para que o bufê contratado consiga trabalhar com facilidade.

Uma dica é optar pelas ilhas gastronômicas e pontos de bufê, já que cozinhas residenciais podem não comportar cardápios com opções de pratos prontos. Caso os anfitriões optem por disponibilizar lugares sentados para todos os convidados, sugere-se que o menu seja mais moderno, contando com miniporções.


Atrações

Por mais que a festa seja realizada no quintal, é possível trazer para dentro de casa as mesmas atrações de um casamento em um salão ou em qualquer outro espaço. Tudo depende, apenas, do horário e do estilo da celebração. Pode-se ter música ambiente, pista de dança, banda ou DJ. Mas lembre-se de pensar nos vizinhos, com o intuito de evitar quaisquer problemas posteriores.

Fonte http://festaviva.uol.com.br// Por Marina Erbolato | Fotos Divulgação | Décor by Alligare Wedding

Comentários

comentarios

Deixe seu comentário

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde