Segredo da vovó.
Veja aqui como escolher seu cosmético.
Avalie o material
A aparência da embalagem te dará muitas informações. Veja se o material utilizado para a confecção permite reaproveitamento, se há caixas, folhetos e plásticos desnecessários e que só geram mais lixo.
Cheque antes
Se a empresa trabalha com políticas de proteção socioambientais e leva a sério a preocupação com o tema, certamente fará propaganda disso. Cheque o site da empresa e se informe.
Confira o rótulo
Ele pode dizer se a matéria-prima utilizada é ecologicamente correta, se o produto foi testado em animais, se o material da embalagem pode ser reciclado, e ainda apresentar certificações que asseguram a responsabilidade da empresa.
Se informe
Se o rótulo não te disse muito, confira o site! Uma pesquisa recente mostrou que muitas mulheres estavam sendo contaminadas por doses de chumbo em batons de marcas famosas, tudo porque não se informavam sobre a composição do produto. Veja na formulação informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável.
Refis: solução mais barata
Para que tantas embalagens? Algumas empresas investem em refis como forma de diminuir o descarte de embalagens. E você ainda economiza um dinheiro, já que o refil custa menos.
Considere os orgânicos
São vários os benefícios à natureza oferecidos pelos cosméticos orgânicos. Por isso, considere-os na hora da compra. Certifique-se de que o produto possui selos como o Ecocert e o Cosmebio que asseguram que o produto segue essa linha.
Seguindo essas sugestões você estará levando um produto sustentável para casa e usando um cosmético que é bom para você e para o meio ambiente.
Fonte www.ecodesenvolvimento.org