Natal, presentes.

Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja aqui algumas dicas para o amigo secreto.

– Não faça comentários após o sorteio: não gostou de quem você tirou, nem pense em se manifestar. A menos que você queira que o desafeto se torne público, o que não é uma boa política no ambiente de trabalho. Fique na sua e presenteie o desafeto de forma elegante.

– Insista para que se estabeleça um patamar de gasto: desta forma, equilibra-se o jogo e ninguém sairá com a sensação de ter ficado no prejuízo.

– Esqueça os vales-presente: eles são impessoais demais. Por menos intimidade que se tenha com o Amigo Secreto, vale fazer um pequeno esforço para agradar. Dar presente é uma arte, mesmo nessa hora.

– Não dê lingeries, cuecas, camisolas ou pijamas: agora a razão é inversa: esses são itens íntimos demais. Imagine sua colega de escritório tendo que exibir, para todo o almoxarifado, o sutiã vermelho de rendas que você deu para ela. Além disso, o gesto pode ser interpretado como sedução.

– Cuidado ao presentear colegas que estão acima do peso: evite dar roupas, principalmente se for uma mulher. Ela (ou ele) pode ficar sem graça que descubram o número do seu manequim. Prefira presentear com acessórios ou outros objetos.

– Cuidado ao presentear superiores: tirou o chefe de Amigo Secreto? Ótimo. Mas nem pense em aproveitar a ocasião para impressioná-lo. Melhor agir com naturalidade (na medida do possível), respeitar o patamar de gasto e não exagerar no discurso, no momento da entrega. O que impressiona chefe são comprometimento e eficiência – e isso deve ser mostrado ao longo do ano.

– Saiba receber: mesmo que você tenha ganhado algo de que não gostou, mantenha a pose e seja gentil, agradeça. Essas ocasiões existem para enturmar a equipe, quebrar o gelo no escritório e não para realizar os seus sonhos de consumo. Não espere pelo presente da sua vida, pois dificilmente ele virá.

Fonte  www.colunistas.ig.com.br/ Vanessa Barone

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário