Natal, decorando sua mesa.
Segredinho da vovó.
Para ajudar a compor a mesa perfeita, especialistas listaram dez itens imprescindíveis que devem ser levados em conta. Confira:
1 – Pratos decorativos
A dica da decoradora Titina Leão é integrar os pratos que serão saboreados à decoração. “É possível fazer um lindo arranjo de centro com as frutas que serão servidas. Aproveite esse colorido”, diz. Os petiscos podem receber enfeites feitos com palitos de sorvete ou de dente. “Espete bolinhas de isopor pintadas com motivos natalinos (árvores, bengalas e gorros)”, sugere Magalhães.
2- Enfeites do dia a dia
Antes de comprar qualquer item para a decoração, abra o armário e veja o que pode ser aproveitado. Taças podem ser transformadas em castiçais. Bolinhas de Natal podem ser colocadas em vasos de vidro. E laços de fita podem arrematar as travessas. Outra dica é fazer laços com fitas coloridas nas cadeiras.
3- Reciclar é preciso
A palavra de ordem é repaginar. As bolinhas coloridas que foram usadas no Natal do ano passado, por exemplo, podem ser cobertas por tintas de outras tonalidades e até mesmo detalhes feitos com purpurina. “Depois, as espalhe pela mesa”, sugere Magallhães. Outra dica é reciclar as velas que se tem em casa. “Pintar de dourado é uma boa opção. Elas conferem aquela sensação de aconchego ao jantar”, ressalta Titina.
4 – Louças que surpreendem
A louça escolhida deve estar em harmonia com a toalha e com o resto da decoração. Se você optar por uma mesa com tons tradicionais (dourado, vermelho e verde), os pratos mais indicados são os brancos. “Porcelanas ou peças de vidro são sempre boas opções para todos os ambientes”, diz Amelinha. Mas se a ideia é inovar, aposte em itens coloridos e com formatos inusitados, como os quadrados. Os estampados com desenhos natalinos também são bem-vindos.
5 – Complementos fundamentais
Os guardanapos podem roubar a cena no momento de arrumar a mesa. Em composições mais sofisticadas, os de pano são recomendados. “Faça um laço dourado em volta de cada um”, diz Amelinha. Argolas coloridas e fitas também ajudam a compor o guardanapo de forma diferenciada. Nas decorações divertidas, os itens com motivos natalinos estão entre os mais usados. “A criançada adora e o colorido é especial”, afirma Titina.
6 – Não se esqueça das flores
Elas são sempre recomendadas para arranjos de centro de mesa. A dica é fazer composições com itens que são a marca do Natal, como maçãs bem vermelhinhas e pinhas.
7 – Atenção à toalha
Base de todas a decoração, elas devem ser escolhidas com atenção e precisam estar impecáveis: limpas e passadas. É possível optar entre diversos modelos – inclusive os com estampas natalinas, basta ter bom senso para não pesar a decoração. “Abuse da criatividade e analise os outros enfeites”, diz Amelinha. Jogos americanos, passadeiras bordadas e estampas xadrezes e listradas também podem ser usadas.
8 – Escolha as cores
A combinação tradicional de cor é o vermelho com verde, mas há também o dourado e vermelho, o branco e azul ou o prata com branco, mas não há restrições àqueles que desejam inovar. “Um Natal laranja e amarelo, por exemplo, pode ficar alegre e maravilhoso”, sugere Titina. O fundamental é trabalhar com duas cores para não deixar a decoração carregada.
9 – Mapeie a distribuição
Fique de olho na disposição dos itens que farão parte da composição, o cuidado vai desde as louças até os pratos. “A mesa deve ter respiros. Tudo o que for colocado sobre ela deve aparecer”, diz Titina. Uma boa solução, segundo ela, é pegar papel e caneta e fazer um pequeno mapa para marcar o local exato de cada item.
10 – Cuidado com o exagero
É importante se preocupar com a harmonia entre cores e formas. Nada de colocar muitos enfeites ou arranjos e entulhar a mesa. “Menos é mais”, ressalta Magalhães. Agora, é só comemorar o Natal!”