Casamento, dicas.

Casamento, dicas.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Dependendo do período, a decoração, o vestido da noiva, o cardápio e outros detalhes devem ser diferentes.

Tanto sob o sol quanto sob a lua, festas de casamento têm o seu charme. As especificidades de cada horário, porém, devem ser levadas em conta na hora de escolher a decoração, o vestido, a iluminação e até as comidinhas que serão servidas.

Para isso, conversamos com vários especialistas e destacamos as principais diferenças entre casamentos diurnos e noturnos. Confira aqui.

Decoração

De dia: abuse das cores e estampados
Uma festa durante o dia pode ser mais ousada nas cores, tanto nas flores quanto nos estampados. “Pode se trabalhar com um mix de cores nas flores: rosas, violeta, vermelho e amarelo”, diz o designer Garcy Feijó. Na opinião de Giuliano Salzano, da Ambiente Eventos, uma festa durante o dia pode apostar no estilo ‘rústico chic’.

À noite: evite a cor azul
De acordo com Feijó, o azul escurece o ambiente. Se a cor estiver misturada com branco, porém, pode funcionar. Na opinião dele, em um casamento à noite a decoração se fixa em menos cores. Segundo Giuliano, mesas com tecido preto e até mesmo couro nas cadeiras podem ser usados em uma festa neste horário. Sousplats espelhados dão um toque especial para uma mesa noturna, como indica a organizadora Taís Drummond.

Iluminação

De dia: valorize a luz natural
“Um casamento de dia é perfeito para explorar espaços abertos”, afirma Feijó. Segundo o designer, a cerimônia e festa nesse horário devem se garantir com a luz natural.

À noite: iluminação cenográfica funciona
A luz de uma festa é sempre cenográfica, mas não precisa ser tradicional. Feijó sugere o uso de velas suspensas, que oferecem efeitos fantásticos sobre o local. Além disso, o designer indica cordões de luz por toda a área da festa, como nos casamentos norte americanos.

Temperatura

De dia: sombras contra o calor
Em festas ao ar livre, o contato com o sol direto deve ser evitado. A organizadora Jane Tupinambá recomenda certificar-se que a área tenha árvores ou montar uma estrutura para oferecer sombra, com ombrelones e tendas. Outra ideia, sugerida por Taís Drummond, é distribuir leques para os convidados.

À noite: use um aquecedor de jardim
Do lado oposto, os convidados de uma festa em local aberto realizada à noite podem enfrentar temperaturas geladas. Para isso, Jane indica o uso de um aquecedor de jardim.

Vestido e roupas dos convidados

De dia: nada de brilho!
“Uma coisa é moda, outra coisa é casamento. Brilho não cai bem durante o dia”, comenta Jane Tupinambá. Vestidos mais românticos, em estilo retrô ou de renda, são os indicados para a noiva diurna. O noivo pode optar por um terno mais claro. Os convidados podem até mesmo usar chapéu se a festa for durante a manhã.

À noite: um pouco mais de formalidade
As festas durante a noite não oferecem tantas restrições ao vestido da noiva. Segundo Taís, os convidados também devem se lembrar da formalidade. Como são mais elegantes, casamentos à noite exigem mais prudência na escolha dos tecidos. Algodão, por exemplo, deve ser evitado.

Música

De dia: pista sem apetrechos
Festas diurnas costumam ser mais tranquilas que celebrações à noite. Mas nada impede criar uma pista de dança. Só evite os exageros. “Aqueles kits de pista, com pisca-piscas e coisas brilhantes, não cabem durante o dia. Mas os noivos podem distribuir, por exemplo, canecas de chopp personalizadas ou chapéus ‘country’”, comenta Taís.

À noite: aposte no DJ
Uma festa à noite tem mais jeito de balada, principalmente se vai até tarde.

Tipo de buffet

De dia: vá de brunch
O “brunch” (mistura de café da manhã com almoço) é uma boa opção se o casamento for feito durante a manhã. “Ele pode se estender durante o dia, acho muito simpático”, afirma Jane. Atenção à mesa de doces: ela deve ficar em algum lugar fresco e arejado. “Ou a noiva deve pensar em um cardápio que não derreta. Mas quem quer um casamento sem chocolate ou bem-casado?”, diz ela.

À noite: aposte no jantar
É difícil fugir de um jantar, seja ele tradicional ou não, em uma festa realizada durante a noite. Mas, se os noivos não planejam oferecer uma refeição, o ideal é terminar a celebração até as 19h. “Não pode se segurar um convidado até as oito sem oferecer nem um champanhe”, aconselha Taís.

Bebidas

De dia: invista em bebidas leves
Nem os melhores whiskys e vinhos são lá muito bem-vindos em uma festa durante o dia. Segundo Taís Drummond, bebidas mais “quentes” não têm muita saída. Dê preferência para sucos, água e bebidas alcoólicas mais leves e geladas, como chopp e frozen de caipiroska. “Bebidas de boteco combinam mais”, sugere Taís.

À noite: capriche no vinho
Já para a noite, vinho, vodka e whisky ganham espaço. Taís explica que o vinho, principalmente, tem grande saída por harmonizar com o jantar.

Maquiagem

De dia: não esqueça do filtro solar
Segundo Martha Noronha, maquiadora da Puntuale, uma maquiagem perfeita para o dia leva tons mais leves. “Pode usar sombras opacas”, diz. Mas o mais importante mesmo é não esquecer de aplicar filtro solar.

À noite: sombra cintilante
Para a noite, o foco pode ser no brilho. “A sombra pode ser cintilante ou com pigmentos. Marcar os olhos com preto esfumado também fica incrível”, comenta a maquiadora. Se a noiva não gosta de sombras, pode apostar nos batons. “Tudo pode, desde que haja bom senso”, finaliza

Fonte  www.delas.ig.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário