Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Planejamento do casamento.

maio 10

Segredinho da vovó.

Organizar um casamento é uma tarefa bastante trabalhosa, e exige da noiva atenção aos mínimos detalhes,

por isso planeje, siga-o e garanta uma comemoração inesquecível .

12 meses antes

– A primeira coisa é escolher a data do casamento. Cuidado apenas com os feriados e os meses de férias escolares.

– Reserve a igreja – se for casar no religioso -, defina como vai ser a recepção e visite alguns espaços.

– Se for utilizar o serviço de um consultor, esta é a hora de escolher o profissional certo que dará continuidade aos itens dessa lista.

– É o momento de decidir onde vocês vão morar: quem casa quer casa!

10 a 8 meses antes

– Escolha o modelo do seu vestido: vai comprar ou alugar? Procure a loja ou o estilista que será responsável pelos ajustes.

– O consultor tem o contato dos melhores fotógrafos, músicos, confeitarias e boleiras, floriculturas e decoradores, isso facilita a escolha.

– Decida onde será a lua-de-mel. Pesquise alguns destinos, confiram os preços e o que será necessário providenciar (passaporte, vistos etc). se possível, façam as reservas.

– Defina o local da festa e o que vai servir.

8 a 6 meses antes

– Defina o cardápio da festa. Marque uma reunião com o maître ou gerente do buffet e uma com o cerimonial (se você optou por este serviço).

– Finalize a lista de convidados, veja se não há nomes repetidos e se a grafia dos nomes e os endereços estão corretos.

– Convide os padrinhos e as madrinhas do religioso e do civil, as daminhas e os pajens. Decida como deve ser a roupa das madrinhas, cores que podem ou não ser usadas. Faça o convite pessoalmente.

– Defina a decoração da igreja e da festa junto ao cerimonial. Não se esqueça de verificar quais são as flores da época: elas geralmente saem mais baratas porque são mais fáceis de conseguir e estão mais bonitas.

6 a 4 meses antes

– Confirme a lua-de-mel e prepare a papelada.

– É o momento certo para fazer os convites e, se forem usar, os cartões de agradecimento de presentes. Tente fazer tudo na mesma empresa para

conseguir negociar descontos. Se for usar o serviço de um calígrafo, contrate agora também.

– Elabore um mapa com a localização da igreja e da recepção para os convidados de fora.

– Entre em contato com bandas, corais e DJs que toquem em casamentos e já feche contrato com eles para a igreja e para a festa. Não se esqueça de

discutir com eles seu estilo musical.

– Utilize o serviço de cerimonial (extremamente recomendável) e defina quem será o “anjo da guarda” do seu grande dia.

– Comece a montar uma lista de presentes. Não se esqueça de verificar em quais lojas é possível deixar uma lista pronta para ser indicada aos convidados.

– Contrate os serviços de foto e vídeo. Deve ser levado em consideração não só o valor cobrado, mas também a qualidade e o atendimento do profissional.

– Escolha como será o bolo e os docinhos.

– Se o seu vestido for feito sob medida, é hora de começar as provas. Verifi que as datas com seu estilista e aproveite para escolher os sapatos.

– Se o casal não usar aliança durante o noivado, é o momento de o noivo comprá-las e gravar os nomes.

3 a 2 meses antes

– Providencie toda a documentação para o casamento civil e marque a data no cartório.

– Definir roupas do noivo, dos padrinhos, das damas e dos pajens. Uma boa opção para o vestido das damas é a locação ou primeira locação.

– Escolha e compre as lembrancinhas.

– Faça as listas de presentes em, pelo menos, duas lojas da sua cidade, assim seus convidados terão mais alternativas.

– Combine com o buffet o dia de provar a comida. Faça isso logo, para dar tempo de consertar se alguma coisa não sair como você imaginava.

– Converse com os músicos sobre a escolha das músicas e o repertório tanto para a festa como para a igreja.

– Encontre o florista para acertar os detalhes da decoração.

– Veja como você vai querer o seu buquê e acerte os detalhes com quem vai fazê-lo.

– Se for alugar um carro para ir ao casamento, está mais do que na hora de pesquisar preços e fazer uma reserva.

– Se for usar seguranças e manobristas, pesquise os preços e já feche contrato com alguma empresa.

– Comece a pensar no cabelo e na maquiagem. Visite empresas e converse com profissionais. Defina se vai usar alguma coisa na cabeça, como uma coroa, flores ou tiara.

– Se possível, faça o Dia da Noiva. Este serviço oferecido por alguns cabeleireiros e centros de estética proporcionam, além de todos os tratamentos faciais e corporais necessários, momentos de tranquilidade antes do seu casamento. Alguns ainda oferecem o Dia do Noivo. Indispensável.

– Envie os convites para os convidados de outras cidades e entregue pessoalmente os convites para padrinhos, pais de daminhas e pajens.

– Verifique os toaletes, se será necessário providenciar toalhas e sabonetes. Caso tenha contratado, cerimonial se encarregará disso.

– Faça a reserva para noite de núpcias.

– Lembre-se de comprar um presente para a pessoa mais importante do seu casamento, o seu noivo, afinal, ele será seu futuro marido. Essa dica vale para o noivo também.

1 mês antes do casamento

– Distribua o restante dos convites. Verifique se não esqueceu de ninguém na lista de convidados. Entre um mês e meio e quinze dias do casamento, todos devem ter sido entregues.

– Se necessário, converse com o maître ou gerente do buffet e acerte os detalhes finais da recepção e a disposição dos lugares.

– Combine os detalhes e marque as datas dos chás de panela ou bar com os amigos que vão organizá-los. O ideal é que aconteça uns quinze dias antes do casamento.

– Faça a prova de cabelo e maquiagem. Se você for mudar a cor dos cabelos, fazer reflexos ou permanentes, este é o momento!

– Marque um ensaio da cerimônia com seu cerimonial. Se necessário, faça uma reunião para verificar se está tudo certo.

– Marque uma reunião com o pessoal da decoração e confirme a posição dos arranjos e outros detalhes.

– Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, Dia da Noiva e possíveis reuniões.

– Separe em uma pasta todos os cartões que acompanham os presentes, anotando atrás o que ganhou, para poder enviar os agradecimentos.

– Compre uma lingerie para o dia do casamento e para a lua-de-mel.

15 dias antes do casamento

– Confirme as reservas da viagem, hotel, passagens e comece a fazer as malas.

– Faça a última prova de vestido.

– Cheque a mudança de nome nos documentos.

– Marque uma reunião com seu cerimonial e acerte os detalhes pendentes, verifi que os nomes dos convidados que não responderam ao convite (isso será útil para o maître. Confi ra os acessórios que for usar no dia (meias extras, alfi netes de segurança, joias ou bijuterias).

– Aproveite ao máximo o chá-de-cozinha ou chá-bar. Divirta-se!

7 dias antes do casamento

– Alimente-se bem e prepare-se para a semana. Uma boa dica é fazer um tratamento de pele e cabelos, com tudo a que tem direito.

– Se for definir quem senta em cada mesa, mande o plano de mesas para o buffet ou passe para seu cerimonial.

– Monte um kit de emergência e deixe com alguém cuidadoso ou seu cerimonial para levar no dia do casamento. Coloque: pó, batom, dois pares de meias, lenços de papel, linha, agulha, alfinetes, band-aid, um analgésico e qualquer remédio que você costume tomar.

– Lembre seu noivo de organizar-se no dia do casamento. o que vai fazer, com quem estará, quem irá ajudá-lo a se vestir e quem vai levá-lo à cerimônia.

1 dia antes do casamento

– Arranje um tempo para encontrar seu noivo e dê o presente.

– Tenha certeza de que tudo está resolvido, principalmente quanto à cerimônia, posições, entradas, juramentos e alianças. Peça ao seu cerimonial ou a algum amigo confiável para levar seu vestido, véu e buquê para o local onde você vai se trocar.

– Relaxe e procure dormir cedo.

Chegou o grande dia!

– Descanse bastante e coma só coisas leves.

– Aproveite os benefícios do seu Dia da noiva ou faça a mão, a maquiagem e o cabelo.

– Tente se arrumar com calma, relaxar e, principalmente, aproveitar. As coisas foram tão bem planejadas pelos profi ssionais que a auxiliaram que não tem como sair algo errado.

Fonte /www.coisasdemulher.tv

Comentários

comentarios

Deixe seu comentário

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde