Casamento, discurso.

Publicidade

Segredinho da vovó.

Típico de casamentos norte-americanos e europeus, o momento do discurso dos padrinhos na festa de casamento também é opção para homenagear os noivos brasileiros. Para não errar, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como a hora exata, o conteúdo e o tempo de discurso. Preparado?

O momento ideal
É importante pensar em quando será feito o discurso, para não atrapalhar o andamento da festa nem a diversão dos convidados. “Para evitar que o discurso seja inconveniente, o ideal é que ele seja feito logo no início da festa, após o corte simbólico do bolo e da valsa, ou logo depois do jantar, que é um momento mais tranquilo, em que o próprio DJ pode anunciar o discurso”, aconselha a assessora de casamentos Cristina Cruz.

Outra alternativa, segundo Beatriz Abissamra, da consultoria Ser Elegante, é fazer a homenagem em forma de vídeo. “É o jeito mais moderno! Assim, você pode apresentar o discurso antes ou logo em seguida da exibição do vídeo de fotos dos noivos, que é muito comum hoje em dia”, explica a especialista. Dessas duas maneiras, os convidados já estão com a atenção dedicada exclusivamente aos noivos, não havendo interrupções extras durante a festa.

Marque no relógio
O tempo de duração do discurso também é importante para não entediar os noivos nem os convidados. Segundo Beatriz, o discurso pode durar no máximo quatro minutos. Para aqueles que derem preferência por apresentar o discurso em vídeo, esse é um problema facilmente resolvido com a edição do conteúdo. Para os feitos ao vivo, na hora do casamento, uma das opções é pedir para alguma pessoa próxima fazer algum sinal a quem está discursando, avisando que o tempo acabou.

Segundo Cristina, há um outro ponto que merece atenção. “Deve-se ter em mente que, se um padrinho teve a ideia de fazer um discurso, outro padrinho pode ter a mesma também. Por isso, é preciso combinar antes da cerimônia como tudo acontecerá, para não haver vários padrinhos falando um atrás do outro e deixando o momento cansativo para os convidados”, alerta. O ideal é que, no máximo, dois padrinhos sejam porta-voz, familiares mais próximos, como pais e irmãos, também podem participar.

O que falar?
Decidir o texto certo para o discurso também não é tarefa fácil. “Comece lembrando o dia em que os noivos se conheceram, fale um pouco de cada noivo, mostre a satisfação de terem sido escolhidos para esse momento tão importante e finalize com desejos de felicidade ao casal”, descreve Beatriz Abissamra. Para ela, com essa fórmula, não tem erro. E Cristina lembra: “é importante sempre falar coisas positivas, nada constrangedor ou negativo”.

Se preparar com antecedência também é preciso. “O discurso já deve estar bem pensado antes da cerimônia. O padrinho pode ler ou apenas fazer anotações para não se perder na hora de falar, pois esquecimentos são muito comuns de acontecerem”, conta Cristina. Segundo ela, até é possível fazer um discurso de improviso, mas não é recomendável, já que muitas vezes eles não saem muito bons. Apenas pessoas que já estão acostumadas a falar em público podem se arriscar. Até porque, dependendo do momento da festa em que o discurso acontecer, o álcool pode ser um dos agravantes para não sair como imaginado.

Evite as surpresas
Para Cristina Cruz, o principal é não fazer nada que pegue os noivos de surpresa, pois muitas vezes o momento pode ser desagradável. “O ideal é que os noivos ouçam antes de qualquer coisa ser apresentada aos convidados. Se isso não for possível, ao menos pergunte a eles se desejam discurso dos padrinhos ou não. Afinal, eles são os ‘soberanos’ da festa”, aconselha a especialista.

CINCO PASSOS PARA FAZER UM DISCURSO DE SUCESSO

– Antes da festa, pergunte se os noivos realmente querem que seja feito um discurso para homenageá-los

– Proponha um discurso em vídeo;

– O discurso deve ter, no máximo, quatro minutos de duração;

– Se prepare com antecedência. É comum se esquecer de trechos por causa do nervosismo;

– Escolha o momento certo de fazer o discurso para não atrapalhar o andamento da festa.
Fonte www.mulher.uol.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário