Natal, enfeites.

Natal, enfeites.
Publicidade

Segredinho da vovó.

É muito fácil fazer enfeites de Natal! Basta alguns materiais e você pode criar os mais diversos enfeites para decoração de natal. Com fitas, isopor, cola, tesoura, tinta, barbante, agulha, linha, cartolina, PVC, entre outros, que ou nós já temos em casa, ou são bem baratinhos e dá para comprar numa boa.

Sugestões:

  • As bolinhas, aquelas das árvores ou as que ficam penduradas no teto anexadas com fita, podem ser feitas de isopor pintado com tinta colorida;
  • Podem ser também feitas de papel colorido amassado envolto a um pedaço de barbante, sendo de uma a três cores diferenciadas;
  • Enfeites de estrelinhas podem acompanhar fotos das pessoas da família em casa; você também pode pendurar chocolates na árvore;
  • Com panos velhos, você pode fazer bonecos de neve, papai Noel e enfeites de pendurar através de enchimentos e costuras;
  • Corte moldes em papeis coloridos como PVC, faça moldes de árvores de nata e enfeite;
  • Livros grandes e grossos empilhados podem formar uma árvore de Natal, o que é extremamente criativo;
  • Uma meia, a qual sendo pintada e decorada torna-se a meia de presentes do Papai Noel; entre outros.

Solte sua criatividade! Pois com qualquer coisa, você pode criar algo que ilumine seu Natal.

Enfeites para mesa de natal

Não só a casa como um todo merece uma ótima decoração, como também a mesa da ceia de Natal, não é mesmo? Embelezar esse local ajuda muito a produzir um conforto e paz na hora da ceia, principalmente naquelas mesas grandes que junta a família toda com pessoas de todas as idades com muita harmonia.

Enfeite sua mesa de modo simples e bonito. Comece pelo pano que cobrirá a mesa, selecione um que tenha tudo a ver com a decoração natalina da casa. Pode ter um bordado bonito ou outro detalhe chamativo, só não cometa o erro de colocar um pano muito chamativo e tirar todo aquele glamour da mesa natalina. O uso de um pano vermelho, que é uma cor de Natal, é permitido desde que todo resto da decoração da mesa seja mais neutro.

Quanto à louça, deve ser de cor neutra, com detalhes mais coloridos, como um prato branco de borda vermelha, por exemplo. Nas taças, você pode dar um lacinho nos seus cabos, de uma cor mais chamativa do que o normal na mesa. Guardanapos de pano são lindos e fortalecem uma decoração de mesa de modo mais sofisticado, podendo ser de cores diferenciadas seguindo sempre a decoração da mesa.

Dica: Se você já tem uma louça bem bonita e deseja muito usá-la, não se preocupe com a cor não! Basta adaptar o resto da decoração da mesa à ela. Exemplo: Com um belo conjunto de louças roxas, você pode enfeitar toda a mesa com base no roxo, branco, às vezes uns tons mais claros como rosa ou creme! Sempre dá certo.

No centro da mesa, você pode enfeitar com velas em porta-velas diferenciados, podendo ser de gravetos ou até de casca de ovo! Pode também utilizar miniaturas de árvores de Natal ou de anjinhos, bolas cintilantes de enfeite, entre outros.

E o espaço para a comida? Em mesas pequenas, invista em decorações menores como folhas e gravetos espalhados pela mesa, próximos às taças, pois você não deve correr o risco de não conseguir servir a ceia na mesa. Em mesas grandes, bem no centro a decoração pode estar, e dos lados sirva a ceia de modo que tenha acesso a todos da mesa.

Enfeites de natal reciclados e sustentáveis

É possível enfeitar o seu Natal de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente e de forma completamente barata! Utilize materiais já usados, considerados lixos e faça-os brilhar junto à alegria do Natal. Confira abaixo algumas sugestões.

  • · Árvore de Natal de madeira velha: Com madeira, serrote, pregos e um martelo você pode fazer uma árvore, sabia? Corte tábuas pequenas, vá aumentando seu tamanho gradativamente e depois as junte, e veja que vão formar uma árvore! Pregue na parede e depois enfeite com figuras, adesivos ou tinta para colorir e dar vida a essa sua árvore tão caseira e sustentável.
  • · Árvore de Natal de garrafa pet: Corte em várias partes na vertical várias garrafas, depois junte todas e vá colando em alguma base, como um cabo de vassoura, por exemplo. Depois, aterre esse cabo repleto de cortes de garrafas dentro de uma lata colorida com terra, assim, enfeite com bolinhas e outros enfeites! Fácil, não?
  • · Resíduos de jardim: Utilize gravetos grandes ou pequenos juntando-os com cola, fita ou linhas coloridas e faça as mais diversas formas natalinas, desde estrelas (pode ser a estrela da sua árvore) e enfeites para pendurar até pequenas árvores.
  • · Rolhas: Faça das rolhas, que geralmente vão para o lixo, enfeites para pendurar! Ao colorir algo “insignificante” como uma rolha, você atribui vida a esse objeto. Por exemplo, pinte um rosto de uma rena na rolha, encaixe um barbante e pendura na árvore. Pronto! Criativo e sustentável.
  • · Guirlandas de plástico: Faça guirlandas para pendurar na sua porta através de garrafas pet não mais usadas! Corte várias bases de garrafas, daquelas com “pezinhos” e depois junte todas num barbante em forma circular e dê um nó. Faça um laço em cima e pronto, sua guirlanda sustentável está pronta. Você pode colorir, por um laço de pano, é com você!
  • · Lâmpadas queimadas: Ao pintar lâmpadas queimadas das mais variadas maneiras, você as transforma em enfeites de Natal, apenas adicionando um barbante na ponta e depois pendurando. Pinte a lâmpada toda de branco, depois com tintas coloridas, faça um rostinho de Papai Noel, por exemplo, e personifique sua lâmpada velha.

Esses foram apenas alguns exemplos para incentivar o seu Natal a ficar sustentável assim como a natureza pede.

Pisca-pisca de natal

O uso do pisca-pisca é clássico no Natal! Em janelas, portas, pendurados em persianas (fica lindo!) na árvore de Natal, ao redor da mesa de jantar, etc. Serve em tudo! Além de ser extremamente tradicional, é bastante bonito e passa a ideia de nascimento, fé e paz em uma decoração de um ambiente.

Existem vários tipos: pisca-pisca monótono, daqueles que não pisca (ironia chamar pisca-pisca, não?) e fica aceso o tempo todo; pisca-pisca comum, daqueles que oscila entre aceso e apagado, normal; pisca-pisca colorido, o qual possui várias cores e pode piscar ou não; pisca-pisca com jogos de luzes, o qual geralmente vem com um controle em sua fiação e permite trocarmos seu jogo de luz (piscar, não piscar, colorido, não colorido); entre outros. Dependendo de sua decoração, compre o pisca-pisca ideal e enfeite seu lar.

Veja também

 

Natal, decoração.

Fontewww.designdeinteriores.org

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário