Tema viagem para festa de 15 anos
Tema viagem para festa de 15 anos.
Segredinho da vovó veja as dicas abaixo para você organizar a sua festa de 15 anos.
Contrate um profissional para organizar. “O assessor de eventos irá direcionar o cliente para não gastas dinheiro com futilidades, pois trabalha constantemente com fornecedores do ramo. E, justamente por essa relação com os prestadores de serviços, pode fazer com que a pessoa consiga os melhores pacotes e condições de pagamento”, explica Gabi Montoro, da Conceito CHIC Assessoria em Eventos. Por mais que, a principio, a contratação da assessora pareça um gasto a mais, quando colocar todos os custos no papel você vai perceber que conseguiu economizar com a ajuda da profissional.
Contrate um bom DJ. Em vez de gastar dinheiro com outras atrações, como banda e bateria de escola de samba, por exemplo, invista em um DJ de qualidade, que consegue animar a festa do inicio ao fim, com todos os tipos de música. Os convidados, quando estiverem se acabando na pista, nem vão sentir falta de outros atrativos na festa.
Organize-se com antecedência. A maioria dos prestadores de serviços de festas exige que o pagamento seja quitado até o dia do evento. Ou seja, quanto antes você começar a pesquisar, planejar e escolher os fornecedores, mais tempo terá para pagar. “E isso quer dizer parcelas com valores menores, que não pesam tanto nas contas mensais”, acrescenta Gabi Monoro.
Crie um site para a festa. No endereço virtual, seus convidados poderão confirmar a presença ao evento. Contratar uma pessoa só para esse serviço pode doer – e muito – no bolso. Com isso, você conseguirá ter uma boa noção de quantas pessoas comparecerão à sua festa. Sem contar que, no site (ou blog), você poderá colocar fotos suas, disponibilizar o mapa do local da festa e, ainda, criar um espaço para os amigos e familiares deixarem recados e mensagens pra você.
Junte o máximo de dinheiro que conseguir. As empresas quase sempre dão descontos para pagamentos à vista. Você não precisa quitas a festa inteira de uma vez, mas, com parte do dinheiro na mão, pode pagar de uma vez só alguns serviços, como aluguel do salão e decoração do ambiente. Isso também vai suavizar a quantidade de parcelas mensais.
Diminua a lista de convidados. Organize uma listagem, levando em consideração só os familiares mais próximos – aqueles com quem você realmente tem contato. A regra também vale para os amigos. Não precisa convidar a escola inteira ou, então, aqueles primos do interior que você só conhece por foto. Lembre-se de que a maioria dos convidados leva acompanhante (ou seja, a sua lista, invariavelmente irá dobrar de tamanho).
Não diga “festa de debutante”. Quando for cotar preços com possíveis fornecedores do evento, diga que fará apenas um aniversário. Isso porque, quando você coloca a palavra “debutante” na conversa, as empresas já imaginam que será um grande acontecimento (o que não é mentira!) e, por isso, sem justificativa, aumentam os preços, pelo simples fato de estarem lidando com clientes que planejam realizar um grande sonho. Não se deixe levar…
Invista em lounges. Você poderá economizar um bom dinheiro no aluguel de mesas e cadeiras, se apostar em pufes, sofás, almofadas, e algumas mesas de apoio. Seus amigos vão adorar a novidade! Alugue mesas apenas para as pessoas mais velhas da família, que precisam ficar sentadas.
Vá de “finger foods”. Finger o quê? Finger food é exatamente o que as palavras dizem: comida para se comer com os dedos – com as mãos, no caso. São petiscos mais elaborados, servidos em tacinhas, garfos e colheres, que possibilitam às pessoas comerem de pé. Essa moda pegou, e há quem monte um cardápio inteiro só com finger foods. A vantagem é que eles são mais baratos do que um jantar completo. E você também pode economizar no aluguel de mesas, cadeiras e louças.
Use a criatividade. Consulte tendências, mas adapte-as à sua realidade. Festa boa é aquela que combina com a aniversariante. Reúna suas amigas e peça que elas lhe ajudem a ter idéias diferentes para o evento. Algumas até podem ser realizadas por vocês mesmas. Pensa só como vai ser divertido! Dica: procure sugestões na internet e em revistas de decoração de festas. As fotos costumam ser de babar litros!
Direcione os gastos. A melhor maneira de se fazer uma festa do seu jeito é direcionando os custos. Isso significa economizar em uma área, para poder investir em outra. Por exemplo: você adoraria servir comida japonesa na festa, mas acha muito caro. Então, que tal economizar na lembrancinha e na decoração para sobrar dinheiro para o bufê japonês? Pense nisso.
Compre um bolo cenográfico. De mentirinha, mesmo! Esses bolos podem ser oferecidos pelo próprio bufê ou, então, encomendados em confeitarias. Ele é igualzinho a um bolo de verdade, mas, por dentro é isopor. “O bolo cenográfico custa um terço do preço de um verdadeiro”, lembra Gabi. Os convidados não saberão que o bolo é de mentira, já que os pedaços virão cortados da cozinha, onde estará o verdadeiro doce.
Faça um vestido dois em um. Por exemplo, um corpete com uma saia longa, e outra saia curta. Ou, então, uma saia com caída removível. Sai bem mais barato do que alugar dois vestidos. Mas lembre-se, também, de que a troca de vestidos não é obrigatória. Não há problema algum em permanecer com o mesmo figurino durante a festa toda. Essa sugestão vale para o caso de você fazer questão de usar dois modelitos diferentes.
Contrate fornecedores da sua cidade. Isso porque, quando as empresas precisam se deslocar de uma cidade para outra, cobram uma taxa a mais (o chamado “frete”). Por isso, faça uma busca por empresas da sua cidade, mesmo. É quase certo que existam boas opções, é só procurar.
Lembrancinhas simples. Se você faz questão de entregar uma recordação aos convidados no final da festa, pense em uma opção útil e barata. “Uma dica são as garrafas de água personalizadas. Elas podem ser encontradas de diversos tipos, cores e modelos. Aí, basta escolher um tipo de rotulo personalizado (com a sua foto, nome…).