Dicas para um Natal sustentável

Dicas para um Natal sustentável
Publicidade

Dicas para um Natal sustentável. Segredinho da vovó essa data especial tem um toque a mais  que tal ter um  Natal sustentável: mais barato, mais consciente e bom para a natureza! Confira todas as dicas.

Decoração

1. Reutilize o que tem em casa

Enfeites de Natal podem ser reutilizados de formas variadas. É hora de usar a criatividade! Mudar o local da árvore, usar os enfeites para montar guirlandas, enfeitar áreas diferentes da casa… Pequenas mudanças podem renovar seus itens de Natal!

2. Faça sua própria decoração

Já pensou em fazer sua própria decoração? Você pode reutilizar itens que tem em casa e aproveitar esse momento para fazer atividades com as crianças. É uma forma de incluir os pequenos nos preparativos, abrir espaço para conversas sobre o significado da data na sua família e mais.

3. Troque os enfeites com amigos e família

Se você não gosta de repetir decoração ou quer ter pelo menos alguns itens novos na sua casa, uma saída é trocar enfeites com outras casas! Dessa forma, tanto você quanto as pessoas ao seu redor podem usar itens “novos” na decoração sem ter que comprar.

Isso pode até se transformar em uma tradição especial entre vocês – uma forma de ter itens de pessoas que você ama presentes na sua casa. E, no fim, todo mundo economiza e consome menos!

4. Cuidado com a energia

Nessa época do ano, nós temos o costume de usar muitas luzes na decoração. O uso de lâmpadas com alto consumo de energia por longas horas não é uma decisão sustentável.

Por isso, fique atento ao tipo de lâmpada utilizada e lembre-se de desligar as luzes antes de dormir ou quando não estiverem em uso. Atualmente, o Brasil enfrenta uma crise de fornecimento de energia, então nossos cuidados devem ser ainda maiores!

5. Evite o plástico e não recicláveis

Se você vai comprar itens de Natal, evite materiais de plástico não recicláveis. Opte por materiais mais duradouros – assim você pode reutilizar! – e/ou de fácil reciclagem. Pesquise sobre os materiais na composição do item de desejo antes de fechar qualquer compra.

6. Tenha um local para armazenar os enfeites

Em janeiro, você terá que remover os enfeites.Então já tenha um local para armazenar! Assim, ano que vem, quando for revisitar os itens, você saberá onde tudo está e vai encontrar tudo em bom estado.

Comidas 

1. Evite desperdícios

Evitar desperdícios em festas de fim de ano parece uma missão complicada – principalmente quando é uma reunião com muitas pessoas. No entanto, há algumas atitudes simples que podem ajudar, confira:

  • Faça um cardápio para programar as compras;
  • Pense (e coloque no cardápio!) receitas que reutilizem sobras, como o bolinho de arroz;
  • Congele as sobras que não serão utilizadas nos dias seguintes;
  • Pense em receitas que utilizem todas as partes de um alimento. Frutas, por exemplo, podem render pratos também com sementes e casca!
  • Se não for consumir as sobras (e elas estiverem em bom estado de conservação e válidas para consumo), você pode doá-las. Dessa forma, mais famílias podem se beneficiar e a comida não vai para o lixo.

2. Use produtos regionais

Frutas, legumes, verduras, queijos e até mesmo carnes podem ser comprados de produtores regionais. Além de economizar, você também estimula a economia local e recebe produtos muito mais saudáveis. Além disso, pequenos produtores têm impacto ambiental menor e utilizam menos produtos químicos, o que é positivo para sua saúde e para o solo.

3. Prefira frutas e outros produtos da estação

Consumir alimentos da estação significa menor impacto ambiental e melhor qualidade na sua mesa. Fique atenta aos produtos da época para incluir no seu cardápio!

4. Nada de descartáveis

Quando reunimos mais pessoas para celebrações, a vontade de usar os produtos descartáveis e diminuir a louça para ser lavada após é grande. No entanto, produtos descartáveis são terríveis para a natureza.

Para diminuir o uso desnecessário de copos, por exemplo, você pode personalizar um copo para cada convidado – é, inclusive, uma boa atividade para fazer com as crianças. Isso vai estimular o uso de um copo por pessoa ao longo do dia.

Presentes

1. Evite presentes com plástico ou não recicláveis

Na hora de escolher presentes, prefira aqueles com materiais mais resistentes e/ou que podem ser reciclados. O impacto ambiental é menor!

2. Cuidado com as embalagens

Em vez de usar embalagens e sacolas de plástico, busque alternativas que podem ser reutilizadas ou recicladas. Veja algumas opções:

  • Sacolas de papelão;
  • Embalagem de tecido;
  • Potes de vidro;
  • Jornal;
  • Caixa de papelão;
  • Ecobags,
  • Barbantes;
  • Fitas de pano.

Você também pode entregar o presente sem embalagem – e incentivar que todos os convidados façam o mesmo! O mais importante na troca de presentes é o amor e carinho envolvidos. Embalagens são apenas um detalhe e não precisam estar presentes!

3. Compre produtos usados

Existem uma série de brechós e lojas que oferecem produtos variados usados em ótima qualidade. É uma forma de incentivar a economia circular e encontrar produtos únicos, que não são mais produzidos hoje em dia!

4. Doe ao invés de comprar

Nessa época do ano, muitas pessoas não tem condições de trocar presentes. Crianças não tem brinquedos, famílias não tem roupas, sapatos e outros produtos. O Natal é uma época de relembrar a importância da gratidão e generosidade – então, por que não aplicar isso?

Faça uma busca de itens que você não utiliza mais e estão em bom estado e doe para instituições e famílias que precisem. Incentive que seus familiares e amigos façam o mesmo! Vocês podem, inclusive, substituir a troca de presentes por doações.

Publicidade

Veja também :

Receitas de entradas natalinas para 12 convidados.

Fonte https://babies.constancezahn.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário