Vovó responde, molde chapéu de palhaço

Publicidade

Em resposta a nossa leitora Elisangela

Olá Vovó!!!Estou percisando de moldes de modelos de chapéu de palhaço.Pode me ajudar?Desde ja agradeço.Elisangela

Publicidade

Material Necessário – Cartolina branca pra fazer o molde
– Tesoura
– Caneta retroprojetora
– 1 tubo de cola de contato, a cola de sapateiro

– Luvas
– 1 bacia
– 1 xícara de chá
– Tinta para tecido de várias cores
– 2 olhinhos de plástico (você encontra em lojas de armarinho)
– Jornais velhos
– Glitter prateado

Passo-a-passo

Faça o molde na cartolina. Primeiro desenhe uma espécie de prancha com 35cm de altura, 15cm de largura na parte mais larga e 8cm na base. Depois desenhe uma tira com 29 cm de comprimento por 4cm de altura. Faça outra tira de 17cm de comprimento por 7cm de altura. Faça também um círculo de 9cm de diâmetro (pode ser feito usando uma xícara de chá). Por último, risque uma peça oval com 30 cm de diâmetro por 27cm.

Pegue essa forma oval e divida ao meio. Marque bem. Com a tesoura, corte um bico com 6cm, e do outro lado, na dobra, abra também 6cm. Aí recorte uma meia- lua de uma extremidade à outra. Separe as partes e você vai ter duas meias-luas. São as laterais do chapéu. Depois de riscar e cortar os moldes, transfira para a espuma e risque com uma caneta retroprojetora. A tira de 17 x 7 centímetros é a do cabelo, a única que vai ser recortada 6 vezes na espuma. Depois de riscar todas as peças, recorte.

Depois de riscar e cortar a espuma, é hora de tingir. Forre a mesa com jornal, pegue a bacia e coloque 6 colheres tinta e 6 de água. Misture bem e mergulhe as esponjas na tinta. Não esqueça de colocar as luvas. Pinte primeiro a prancha e as duas meias-luas. Depois estenda em cima do jornal, jogue um pouco de glitter pra dar brilho, e deixe secar de 12 a 24 horas, dependendo do clima. Cada tira para o cabelo deve ter duas cores. Para pintá-las, pegue um resto de espuma, faça uma buchinha e pinte cada lado de uma cor. Coloque um pouco de glitter nos dois lados e deixe secando, no mínimo, por 12 horas.

Montagem

Espalhe a cola por toda a extensão lateral da prancha e das meias-luas. Espere uns minutos e junte as pontas até o final. Para fazer o nariz passe cola no círculo pequeno (pintado de vermelho) e espere uns 2 minutos. Pegue restos de espuma e use pra rechear o círculo, fazendo uma bolinha. Depois cole as bordas. A boca vai ser feita com a tira maior (também pintada de vermelho). Vá fechando, unindo as pontas. Entorte um pouco a parte de cima, no meio, e faça uma boca sorrindo. Passe cola e aplique no chapéu. Cole o nariz bem acima. Passe cola também nos olhinhos, marque e fixe no chapéu. Para fazer o cabelo, pegue uma das seis tiras coloridas e vá cortando como se fizesse uma franja, mas sem romper a tira. Depois de cortar, passe cola na parte inteiriça e enrole fazendo um tufinho. Deixe secar um pouco. Prepare as outras seis tiras. Aí é só marcar o lugar. São 3 tufos de cada lado da cabeça. Agora, risque a sobrancelha com cuidado, bem fina. Reforce o risco e, para terminar desenhe os cílios com a caneta.

Fonte /www.artesanatopapel.com

Veja também /bebe.abril.com.br

Felicidades e abraços da Vovó.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário