Penteado: planejamento é o segredo do sucesso
Não adianta querer escolher o penteado no dia do casamento. O nervosismo comum a esta data podem atrapalhar e deixá-la estressada. Escolha-o com antecedência.
* Um mês antes: recorte revistas e fotos e vá tentando bolar o visual que se encaixa nos seus sonhos. Marque uma hora com o seu cabeleireiro de confiança ou o lugar onde vá passar o dia da noiva para discutir o assunto.
* Uma semana antes: bom, a hora se aproxima e nada melhor do que testar a escolha. Marque cabelo e maquiagem para ter uma noção exata de como estará no dia do casamento. Se não gostar, ainda dá tempo de mudar.
* No dia: quem gosta pode ficar o dia inteiro no salão deliciando-se com massagens, manicure, pedicure e outros regalos. Quem não suporta a idéia deve chegar com duas horas de antecedência, tempo suficiente para o preparo do cabelo e da maquiagem. O ideal é sair do salão direto para a igreja.
Formato do rosto e o penteado
A escolha do penteado deve ser feita sempre de acordo com o tipo de rosto da noiva. Confira sugestões para dar harmonia entre os traços e o tipo de cabelo:
Redondo: evite o cabelo armado porque ele dá a sensação de rosto ainda mais cheio. O truque para afinar a face é um penteado puxado para as laterais.
Oval: sortuda! Este semblante permite todos penteados.
Quadrado: os penteados que deixam os cabelos mais cheio e arredondados dão harmonia.
Triangular: para disfarçar o queixo fino, use mexas soltas ao redor do rosto.
Como escolher a tiara
A tiara é a última palavra sobre o penteado e vai dizer se o molde escolhido foi o melhor. A única ressalva é a altura do noivo, se ele for baixinho, esqueça as tiaras gigantescas.
Rosto redondo: tiaras altas e pontiagudas equilibram o look.
Rosto quadrado: versões mais arredondadas e baixas compõem o conjunto.
Rosto oval: permite tiaras pesadas, carregadas em pedras.
Rosto triangular: um modelo maior ajuda a harmonizar o rosto, desde que ele não seja muito pequeno.
Quanto ao estilo do vestido: vestidos de época ficam bem com tiaras elaboradas. Modelos simples com versões despojadas.