1 Organizar seu casamento sozinha.
Ter um assessor para eventos, um cerimonial ao seu lado. Esse profissional vai acompanhá-los passo a passo, antes e durante o seu casamento, até o final da festa lhe proporcionando a tranqüilidade e a segurança necessária para melhor aproveitarem essa data inesquecível. Isto não impede que você curta este momento especial, mas sempre tomando cuidado e levando em conta as dicas deste profissional.
2 Chamar um amigo para prestar algum serviço em vez de contratar um profissional.
Os resultados podem ser fotos desfocadas, ou pior, inexistentes, bolos com aparência esquisita (e amigas exaustas), atrasos e confusões com horários e locais devido à inexperiência do motorista, entre outras complicações que poderiam ser evitadas, por isso tome muito cuidado se algum amigo ou parente estiver prestando algum serviço em seu casamento.
3 Contratar serviços e profissionais sem um planejamento prévio adequado ao seu orçamento.
Um planejamento prévio de quanto se pretende, ou melhor, se pode gastar com o casamento, é muito importante para que vocês possam iniciar uma etapa nova na vida com tranqüilidade e sem dívidas. O seu assessor ou cerimonial pode lhe ajudar a montar essa previsão de gastos ou compre uma agenda bem completa.
4 Escolher o local para a cerimônia ou para a recepção sem levar em conta o número de convidados.
Os locais para realização do seu casamento não podem ser nem grandes e nem pequenos demais. Ao escolher a igreja para sua cerimônia e o local para sua festa, tenha sempre em mente o número aproximado de convidados. É extremamente desagradável para os noivos vêem aquele corredor imenso e vazio. O contrário também é complicado: superlotação, convidados de pé. Na recepção, então, é pior: as vezes os cerimoniais têm que solicitar para os garçons no meio da festa montar mesas extras, obviamente sem a decoração das demais.
5 Deixar de fazer confirmação de presença.
A confirmação de presença é imprescindível. Com aproximadamente vinte dias do casamento vocês devem dividir a lista de convidados em duas partes: 1ª “temos certeza que vêm” 2ª “achamos que vêm”. Essa Segunda lista tem que ser conferida por telefone aqui você pode usar o serviço de seu assessor ou cerimonial. Isso evitará surpresas desagradáveis, além de gastos desnecessários.
6 Determinar para os músicos os estilos de músicas que devem ou não devem ser tocados
Apesar de vocês não gostarem desse ou daquele estilo de música, deixem o músico tocar um pouco de tudo, eles vão sentir o que está agradando mais vendo a pista mais cheia. Tenho certeza que o melhor para vocês é ver o salão bem animado.
7 Deixar de fazer lista de presentes.
A lista de presentes ao contrário do que se pode pensar é um conforto para os convidados. Eles ficam sempre na incerteza: O que será que eles estão precisando? Aonde será que encontro um presente bonito e que agrade os noivos? Quando a lista existe fica tudo mais tranqüilo para o convidado e para os noivos, facilitando inclusive as futuras trocas.
8 Convidar um número de pessoas para a cerimônia religiosa e selecionar por algum motivo convidados para a recepção.
Esta é uma situação extremamente desagradável para a pessoa que não foi convidada para comparecer a recepção. Por mais que se tenha discrição, essa informação que haverá uma recepção restrita, sempre de alguma maneira acaba sendo abordada por alguém e aquele que não sabia por que não foi convidado vai se sentir desprestigiado e com certeza decepcionado com os noivos.
9 Chamar para o cortejo damas e pajens muito novos.
As crianças com menos de cinco anos são sempre uma surpresa: podem entrar lindas, mas também podem não entrar ou voltar na metade, ou chorar assustada com o barulho e com as pessoas. Se ainda assim vocês fazem questão de crianças bem pequenas, pelo menos não dêem a responsabilidade das alianças para elas.
10 Decidir casar com um tempo de preparação muito curto.
Um tempo bom para preparação do casamento é em torno de 10 a 12 meses. Esse tempo lhe proporcionará além de uma organização e planejamento econômico dos seus gastos, uma melhor seleção de profissionais, como também de locais para cerimônia e recepção.
Fonte: Festasms -Sitedanoiva