Casamento em casa.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

A ideía é muito original, seu casamento em casa, vejas as dicas.

Fazer um casamento em casa é a fórmula perfeita para quem quer reunir poucas pessoas em uma cerimônia íntima e personalizada, seguida de um almoço com clima romântico.

A comemoração deve ser rica em detalhes, que são fundamentais.

Comece pelos convites. Escolha algo simples e chique. Mesmo com convidados selecionados a dedo, é simpático enviar os convites, inclusive para que a data não seja esquecida. O modelo pode ser confeccionado com um papel diferenciado e uma letra informal.

Para a decoração, aproveite a tradição chinesa que diz que o arroz traz prosperidade para o casal e monte arranjos de flores misturados com saquinhos de papel kraft preenchidos com diferentes tipos de arroz: branco, selvagem e sete-grãos.

As flores ficam em pequenos vasos, com rosas spray amarelas, minirrosas em tons de rosa e a folhagem melindre. É criativo, sem perder o tom romântico.

Como são poucos convidados, a mesa pode ser posta com tudo a que se tem direito. Uma toalha branca de linho com renda, pratos brancos de cerâmica no estilo provençal e copos de cristal para a água e o drinque são essenciais para que a composição ganhe destaque. Em cada lugar, deixe um arranjo individual de flores feito com vaso igual aos espalhados pela casa. O lustre de ferro antigo quase toca a mesa e vira o arranjo central. Nele, o detalhe charmoso, criado por Claudia Regina, da La Calle Florida, são os outros vasinhos de vidro com flores – estes, suspensos. O buquê, também criado por Claudia, é uma surpresa. “Nessa festa, ninguém sai sem pegar o buquê da noiva, pois ele é formado por pequenos arranjos que, juntos, formam o principal”, diz ela.

Para o brinde após a cerimônia e para acompanhar o almoço, uma boa ideia é servir champanhe rosé com frutas vermelhas. A cor e o visual são lindos.

O cardápio escolhido pelo chef Marcelo Chueco, do bufê At your House, é especial. Um tartar de salmão com chips de batatas e mix de folhas verdes é servido no início. O prato principal, medalhão de filé mignon com risoto de aspargos e framboesas, contenta muita gente. “Pelo fato de ser um almoço que reúne poucas pessoas e bem próximas, você pode consultá-las e chegar a um cardápio em comum, que agrade a todos”, diz o chef.

O doce escolhido para a sobremesa mistura texturas e sabores: pera com calda de vinho e especiarias. Na saída, não poderia faltar o mais esperado do evento, o bem-casado, tão delicado quanto tudo nessa festa. É forrado com tecido e com um acabamento charmoso, um coração de cristal.

A mesa do doce conta com um acessório extra: sacolas também cobertas com tecido combinando com o do bem-casado. Elas servem para carregá-los sem precisar passar pelo constrangimento de colocá-los na bolsa ou no bolso do paletó. O sucesso da festa está garantido. Tomara que o do casamento também.

Medalhão de filé mignon com risoto de aspargos e framboesas
Por Marcelo Chueco, chef do bufê At your House

Ingredientes 10 unidades de medalhão de filé mignon (aproximadamente 130 g cada) / 1 kg de arroz arbóreo/ 1 cebola grande, picada em pedaços pequenos / 1 tablete de manteiga/ 2 xícaras de chá de vinho branco seco/ 2 maços de aspargos frescos/ 300 g de framboesas/ 1 maço de cebolinhas (escolha as mais largas possíveis)/ 4 a 5 litros de caldo de legumes/Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo da carne Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino e coloque-os para grelhar em uma frigideira antiaderente (não grelhe muito para não passar do ponto). Para finalizar, leve-os ao forno (180°C) por aproximadamente dez minutos. Enquanto isso, separe dez unidades de cebolinha e escalde-as em água quente. Faça um corte lateral para abri-las como uma fita. Quando tirar os medalhões do forno, passe as cebolinhas por toda a lateral da carne.

Preparo do risoto Ferva os aspargos no caldo de legumes até que fiquem al dente. Separe dez pontas verdes dos aspargos para decorar o prato e o restante, pique em pedaços médios. Reserve.

Refogue a cebola em meio tablete de manteiga ate ficar translúcida, acrescente o arroz e mexa um pouco. Coloque o vinho branco e não pare de mexer. Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos sem parar de mexer (leva mais ou menos 18 minutos para ficar pronto). Quando o arroz estiver al dente, coloque os aspargos picados, a framboesa e a outra metade do tablete de manteiga. Misture bem e acerte o sal. Deixe a panela tampada por dez minutos.

Para montar o prato, coloque o filé no centro e o risoto do lado. Decore com as pontas dos aspargos. Se preferir, salpique parmesão ralado no risoto.

Rendimento: dez pessoas.

Fonte Revista Casa e Jardim-Texto e produção Cláudia Alcione Pereira

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário