Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Chá de cozinha.

jun 20

Segredinho da vovó.

O chá de cozinha, também conhecido como chá de panela, é uma comemoração essencial para toda noiva. É quando ela reúne suas amigas para celebrar o futuro casamento e ganhar utensílios para sua cozinha. Para garantir um chá de cozinha perfeito, é importante cuidar dos convites, do cardápio e das lembrancinhas que serão oferecidas às convidadas.

O convite pode ser feito por você, comprado pronto em alguma papelaria ou então é possível mandar fazer em empresas especializadas. “É importante fazer um convite criativo para o chá de cozinha porque demonstra para as convidados a preocupação e o carinho da noiva com o momento especial que ela está vivenciado. Fora que é o cartão de visitas do evento, então quanto mais criativo for, mais carinho, zelo e criatividade a noiva tem e isso anima muito mais as convidadas, que já pensam no quanto vão se divertir”, comenta Camila Golin, proprietária do Studio Camila Golin.

“O convite é o chamado de qualquer chá. Deve ser diferente, criativo, deve ser algo que chame a atenção para as pessoas perceberem que vai ser uma ocasião legal, divertida e que vale a pena ir”, explicam Renata Trigueiros e Mariana Martins, da empresa Casório Perfeito. Os modelos de convites são os mais variados. “Alguns têm formatos inusitados, como rolo de macarrão e luva de pegar panela, mas o campeão de vendas é o convite em formato de saquinho de chá”, afirma Camila. “Muitas vezes as noivas não querem fazer o chá só com mulheres. Então, para juntar com o noivo e os amigos homens, elas fazem o chamado “barnela” (mistura de bar com panela), onde não há restrição de gênero, como se fosse uma reunião entre amigos”, comentam Renata e Mariana.

Procure encomendar os convites do chá de cozinha com antecedência. “No planejamento de casamentos e chás, a antecedência deve ser priorizada. Procure encomendar os convites cerca de dois meses antes”, recomendam Renata e Mariana. “Eu aconselho a encomenda dos convites em média de 20 a 30 dias de antecedência”, sugere Camila.

O cardápio para o chá de cozinha deve ser especial. Mas o que será servido depende do horário da comemoração. Em geral os chás são durante a tarde e o público é em sua maioria composto de mulheres, então costumamos oferecer duas opções: mesa tipo café colonial, com vários tipos de pães, tortas salgadas, geleias, queijos, frios e crepes, ou minissanduíches frios variados, creme de queijos, creme de cebola e mix de alface no mini pão sírio, massa ou polentinha para o final da tarde, e outras opções de finger food”, recomenda Carla Elage, chef do Buffet Brilat Gourmet.

“Sugiro dois horários interessantes. Domingo à tarde, das 15h às 20h, uma mesa farta com frios, pães italianos, canapés, tortas salgadas e quiches é uma ótima opção para receber e agradar todas as convidadas. Ou sábado, das 19h às 23h, com estações de canapés e um menu degustação com três tipos diferentes é uma ótima opção para receber, como escondidinho de carne seca, bobó de camarão e outros. Por ser no horário do jantar, o cardápio do chá de cozinha deve ser um pouco mais elaborado. É necessário servir uma opção de carne vermelha, branca e massa. As opções de carne devem harmonizar com a massa”, explica Andrea Maia, chef do Trópikos Expresso Gourmet.

Os doces não podem faltar em um chá de cozinha“Indico uma mesa de doces variados tradicionais e mineiros, com uma mesa maravilhosa de café”, sugere Andrea. “Bolos tipo caseiros fazem sucesso. Como não são muito doces e nem enjoativos, dá para provar um pouquinho de cada. Recomendo os sabores banana caramelizada, maçã com gengibre, laranja com passas, limão siciliano. Além disso, muffins, cupcakes, brigadeiros gourmet, musses, bavaroises e também compotas e geleias para serem degustadas com torradas e grissinis especiais”, aconselha Andrea.

Atenção aos escolher as bebidas. “Sucos naturais bem bacanas, refrigerantes, água, vinho e prosseco para brindar com amigas são mais indicados”, avisa Andrea. “Sirva também chás naturais variados (capim cidreira, hortelã, frutas vermelhas, maracujá, erva doce) e espumante, de preferência o rosé”, sugere Carla. É também importante encomendar o cardápio com antecedência, para evitar imprevistos. “Geralmente, o chá de cozinha deve acontecer de um a dois meses antes do casamento e é preciso que tudo esteja organizado pelo menos com um mês de antecedência”, alerta Andrea.

Para que seu chá de cozinha seja inesquecível, providencie lindas lembrancinhas para oferecer às suas convidadas. “A ideia da lembrancinha é de algo que fique para que as convidadas se lembrem sempre da data de uma maneira especial. E se forem peças duráveis que possam ser utilizadas no dia a dia, melhor ainda”, afirma Clarisse Rittes, proprietária da Pinkish. “Além de mostrar que você esta retribuindo o carinho da presença, a lembrancinha faz com que sua convidada lembre-se de que seu casamento está se aproximando e ainda ocupa a função de um save the date”, explica Flávia Amorim Maia, proprietária da Ideias Geniais.

“Existem ainda guloseimas personalizadas que podem incrementar a mesa de doces e também servir como lembrancinha. As latinhas com balas tipo mint to be e minirraladores são úteis e agradam muito as convidadas”, comenta Flávia. “Garfinhos, minipinça, colher de sorvete, colher de sobremesa e xícara de café ou de chá são lembrancinhas muito procuradas para chá de cozinha”, conta Clarisse.

São muitas as opções de lembrancinhas para chá de cozinha. Bisnagas de hidratante para mãos, pano de prato personalizado, espátula de patê e colher de chá são algumas das sugestões. E as lembrancinhas podem ser personalizadas conforme o gosto da noiva. “Existe grande variedade não só de cores, mas também de embalagens, estilos e acabamentos. É possível fazer criações exclusivas e personalizadas. Uma mesma lembrancinha pode ter um visual totalmente diferente se for trabalhada em tons neutros ou vibrantes. Além desses diferenciais, também é possível gravar o nome da noiva nas peças, por exemplo”, comenta Clarisse.

Lembre-se também de encomendar as lembrancinhas com antecedência. “Pode variar de acordo com a quantidade, o modelo e as cores escolhidas, mas solicitamos um prazo médio de 30 dias para entrega dos pedidos”, avisa Clarisse. “Recomendo que as noivas tenham uma antecedência de pelo menos dez dias, para não ter nenhum imprevisto com a empresa que vai transportar, por exemplo, os correios, no caso das lembrancinhas pedidas pela internet”, avisa Flávia.

Convites

CUPCAKE DECORADOS.

 

 

 

LEMBRANCINHAS.

 

Veja também :

https://www.segredosdavovo.com.br/2010/05/casamento-cha-de-lingerie-2/

Fonte www.bbel.uol.com.br/ww.ideiajovem.com

Comentários

comentarios

Deixe seu comentário

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde