Deliciosas receitas de chocolate quente

Deliciosas receitas de chocolate quente
Publicidade

Deliciosas receitas de chocolate quente. Segredinho da vovó veja como preparar seu chocolate quente.

Dicas para chocolate quente

Leite integral

O melhor leite para preparar chocolate quente é o integral, porque ele tem mais gordura e é mais encorpado e proporciona um resultado espesso e cremoso. Portanto, não adianta economizar em calorias. Mais: adicionar um pouco de creme de leite fresco também dá um sabor especial. A sugestão é substituir um quarto do leite integral por creme de leite. Ou até mesmo adicioná-lo batido em ponto de chantilly, na finalização.

Chocolate puro

Para que a bebida não seja apenas um leite com aroma de chocolate, prefira o chocolate em pó puro. Evite os achocolatados, eles têm muito açúcar e menos sabor. Existe também a opção de usar cacau em pó, para aqueles que preferem uma bebida ainda mais forte e encorpada. Ou ainda derreter um pedaço de chocolate no leite quente.

O ponto de fervura

Para que o sabor do chocolate se incorpore ao leite é preciso ferver os dois juntos. “Aprendi esse truque com a minha mãe e não sei se tem uma explicação técnica para isso”, diz Carole Crema. “Mas já tentei fazer diferente e não ficou a mesma coisa. Acredito que a fervura ajude a liberar os aromas e apurar a textura”.

Especiarias e ervas para dar sabor

Depois de misturar o leite ao chocolate em pó ou ao cacau, adicione especiarias para ferver junto e aromatizar. Com cuidado. “É importante não colocar temperos demais para não mascarar o sabor do chocolate”. Entre as mais indicadas estão: canela em pau, cardamomo, anis estrelado, fava de baunilha e pimentas em grão. Também é possível fazer infusões com ervas como alecrim e manjericão. “Raspas de limão, laranja e tangerina ficam excelentes. Até um pouco de azeite ou camomila combinam.”

Para um chocolate mais “quente”

Para aquecer ainda mais o chocolate quente pode-se incorporar alguma bebida à receita. “O álcool pode entrar tanto para dar sabor, quanto apenas para dar o efeito. O rum e o conhaque, por exemplo, são mais neutros, já os licores vão emprestar um sabor extra à bebida, como o Cointreau (laranja), Amaretto (amêndoas) e o licor de café”. Aqui também vale a parcimônia para que a bebida não se sobreponha ao chocolate. “Não tem muita regra, o importante e fazer combinações de acordo com o seu paladar”.

Chocolate submarino

Coloque um bom pedaço de chocolate em barra no fundo da xícara e derrame o leite bem quente por cima, para derreter. A mistura fica saborosa e cremosa, indica Carole.

Chocolate quente com baunilha
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 min

Ingredientes
300ml de leite integral
100ml de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e cozinhe até ferver. Desligue e sirva imediatamente.

Chocolate quente com alecrim e azeite
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes
400ml de leite integral
80g de chocolate amargo 70%
1 ramo de alecrim
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
50ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
1 pitada de chocolate em pó para finalizar

Preparo
Ferva o leite com o alecrim. Coloque no liquidificador o leite fervendo, o chocolate e o azeite e bata bastante. Depois sirva na xícara com uma leve cobertura de creme de leite fresco, polvilhe chocolate em pó por cima e decore comum raminho de alecrim. Sirva imediatamente.

Chocolate quente cítrico
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes
400ml de leite integral
raspas de 1/2 limao siciliano
raspas de 1/2 tangerina ou laranja
3 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de Cointreau

Preparo
Ferva o leite com as raspas e o cacau, quando levantar fervura, desligue, adicione o licor e sirva.

Publicidade

Veja também :

Quantidades para seu coquetel

Fonte /comida.ig.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário