Conversão de medidas para sua receita.

Conversão de medidas para sua receita.
Publicidade

Conversão de medidas para sua receita. Segredinho da vovó por exemplo, você pode não ter xícara de café, mas é bem possível que tenha um copo americano, ou então um copo de requeijão. Faça as adaptações para o que você tiver em casa que não tem erro.

Medidas para líquidos

Antes de mais nada é preciso saber se o que você precisa converter está em gramas ou em mililitros. No caso dos líquidos, copos, xícaras e canecas são os mais usados. Para facilitar a sua vida, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) preparou a Tabela de Medidas Referidas para os Alimentos Consumidos no Brasil com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2008 e 2009. Dá uma olhada nas medidas e na sua equivalência em ml:

Caneca: 300 ml

Caneco: 300 ml

Copo americano: 150 ml

Copo de cafezinho: 50 ml

Copo de requeijão: 240 ml

Copo grande: 300 ml

Copo médio: 240 ml

Copo tulipa: 290 ml

Dose: 50 ml

Xícara de café: 50 ml

Xícara de chá: 200 ml

Ainda assim, em alguns casos as medidas são tão pequenas que vale mais a pena usar uma colher. Nesse caso, nós separamos duas das mais utilizadas para facilitar a sua vida:

1 colher de sopa: 15 ml

1 colher de chá: 5 ml

O que fazer na ausência de colheres específicas

Ok, mas e quando as receitas pedem medidas muito pequenas, como colheres de café, ou muito grandes, como escumadeiras? A Pesquisa de Orçamentos Familiares também resolveu esse problema ao fazer algumas adaptações. Por isso, basta ter uma colher de sopa ou de sobremesa em casa que a conversão pode ser feita. Veja as adaptações da cartilha:

Colher de café: ½ colher de chá ou ¼ da colher de sobremesa ou 1/8 da colher de sopa

Colher de chá: ½ colher de sobremesa ou ¼ da colher de sopa

Colher de sobremesa: ½ colher de sopa

Colher de sopa: 2 colheres de sobremesa ou ½ colher de arroz/servir

Concha: 2 colheres de arroz/servir ou 1 escumadeira ou 4 colheres de sopa

Escumadeira: 2 colheres de sopa ou 1 concha ou 1 colher de arroz/servir

Medidas para gramas

O grande problema de gramas é que cada ingrediente tem um peso diferente, então é mais difícil saber a equivalência correta. Ainda assim, uma xícara de chá possui 165 gramas aproximadamente. Como nós sabemos que dependendo do caso esse valor não vai resolver a sua vida, nós separamos algumas das medidas mais comuns:

1 xícara de chocolate em pó: 90 g

1 xícara de açúcar: 180 g

1 xícara de amido de milho: 150 g

1 xícara de farinha de trigo: 120 g

1 xícara de manteiga: 200 g

1 xícara de leite em pó: 100 g

1 xícara de aveia em flocos: 100 g

1 xícara de fubá: 150 g

Colheres para medidas muito pequenas

Tudo bem, mas e se a receita pedir uma quantidade de gramas muito pequena, como, por exemplo, 15g? Bem, uma das opções, claro, é dividir outros valores que você já conhece. Por exemplo, ⅓ de xícara de chocolate em pó é 30g, então você pode reduzir essa quantidade pela metade. Ainda assim, essa não é uma alternativa muito prática, não é mesmo? É aí que entram as colheres! Como você sabe a equivalência de uma para a outra, basta ter uma delas em casa que os seus problemas vão acabar.

1 colher de sopa cheia: 15 g

1 colher de sopa rasa: 7 g

1 colher de sobremesa: 5 g

1 colher de chá: 2 g

Lembrando que essa é apenas uma média, já que o peso varia de ingrediente para ingrediente. Mas como a quantidade é muito pequena, esses valores podem ser suficientes para nunca mais errar nas medidas das receitas e passar a preparar a comida como um verdadeiro mestre cuca.

 

Fonte https://www.casapraticaqualita.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário